O Grupo Campicarn, a Câmara Municipal do Fundão e Genia Bioenergy celebraram, no passado dia 12 de outubro, um protocolo de cooperação para desenvolvimento de um projeto conjunto economia circular capaz de alavancar a imagem e preocupações com a sustentabilidade do setor agroalimentar em Portugal.

Pelo protocolo, firmado no decorrer da Feira de Inovação Agrícola do Fundão, as entidades comprometem-se a trabalhar de forma colaborativa, cientes da importância económica e social que a indústria agropecuária e agroalimentar representam para o território.
A relevância da implementação deste projeto de valorização dos efluentes pecuários e utilização agronómica dos digeridos provenientes da unidade de produção de biometano, representa para o Grupo Campicarn uma oportunidade e relevância extremas face às preocupações de sustentabilidade ambiental do Grupo Campicarn, como sublinhou na sua intervenção Dora Gaspar, assessora de administração e coordenadora da equipa de Sustentabilidade e ESG da Campicarn.
Por seu lado, Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, recordou a localização estratégica e a rede de infraestruturas criada no seu Município que de forma exemplar potencia a instalação de uma unidade de biometano no território.

Pela Genia Bioenergy, Amândio Santos sublinhou o empenho da empresa em desenvolver uma plataforma nacional de unidades de biometano, criando condições para que empresas como a Campicarn possam alavancar um modelo de economia circular através da valorização dos efluentes pecuários.