Este livro, escrito por Fortunato da Câmara, é um verdadeiro tesouro sobre o arroz português. Apresentado como um guia detalhado, reúne curiosidades, história e tudo o que há para saber sobre este ingrediente essencial na gastronomia nacional.

A obra, lançada pelos CTT, poderá ser encontrada à venda nas estações de correio.

O autor apresenta uma perspetiva internacional sobre o tema, explorando as diferentes variedades de arroz e as receitas históricas e internacionais que o distinguem, dando enfoque ao caso particular de Portugal, com fortes ligações culturais a este cereal.

Para além de contar a História e as diferentes estórias do arroz em Portugal, conduz o leitor pelas regiões do país onde o arroz tem tradição e onde é hoje identificado como um produto de Indicação Geográfica Protegida (IGP), como o arroz carolino do Baixo Mondego, das Lezírias do Ribatejo ou do Sado, passando pelos hábitos nacionais de consumo e pelas inovações na investigação, destacando a importância de ter variedades de arroz com genética em português. Termina com uma sugestão de deliciosas receitas do chef Luís Gaspar, que visita o país de norte a sul, os Açores e a Madeira, em que o arroz é o ingrediente principal.

Contem a emissão filatélica «Arroz Português», de 2024, composta por três selos e um bloco, no valor de 5,75 €. O livro tem uma tiragem de 3.500 exemplares e pode ser adquirido, tal como a emissão filatélica, em todas as Lojas CTT, Loja online e através de encomendas ao Gabinete de Filatelia dos CTT.

Boas notícias estão a despontar no cenário da gastronomia portuguesa, especialmente para os amantes de arroz. O arroz português é um produto de enorme qualidade, uma mais-valia que tem de se traduzir num aumento de rendimento para os nossos produtores. Recorde-se que Portugal é o maior consumidor de arroz da Europa e o quarto maior produtor deste cereal a nível europeu.

Embora sejamos os maiores consumidores de arroz na Europa, a atenção à qualidade e à escolha do grão perfeito para cada prato tem sido escassa. Mas essa realidade está a mudar.

A grande novidade? Chega ao mercado a primeira variedade de arroz carolino 100% portuguesa: o Caravela. Este avanço marca um ponto de viragem para a nossa cozinha, trazendo uma variedade de carolino desenvolvida para realçar os sabores e texturas dos nossos pratos tradicionais.

Com esta evolução, Portugal começa finalmente a prestar a devida atenção à qualidade e diversidade do arroz, reconhecendo o carolino como o verdadeiro tesouro da nossa gastronomia.

A apresentação do livro: O Arroz Português – Um Mundo Gastronómico”, será realizada no próximo dia 31 de outubro, pelas 18h00, na Fundação Portuguesa das Comunicações, na Rua do Instituto Industrial 16, em Lisboa.

→ Compre aqui a emissão filatélica → Compre aqui o Livro

 

Conteúdos relacionados:

Arroz Caravela chegará em breve ao consumidor