O relatório ESG é um relatório de sustentabilidade que as empresas europeias têm que apresentar a partir de 2024 segundo normativa Europeia.

As siglas ESG representam as iniciais das palavras “Environment; Social; Governance” os três eixos pelos quais as empresas são classificadas. Empresas com uma classificação superior a 70% nestes três eixos são empresas que apresentam poucos (ou nenhuns) riscos internos e externos para o planeta, para as pessoas e para si próprias. Estas empresas ganharão visibilidade, o que as impulsionará para um maior sucesso comercial, bem como, para um acesso facilitado ao crédito verde (de baixo custo). Por outro lado, as empresas com uma classificação inferior a 50% nestes três eixos serão as empresas que provavelmente apresentarão impacto negativo para o planeta, para as pessoas e para si próprias. Ganharão visibilidade pela negativa, o que levará a um pior desempenho comercial e a uma maior dificuldade no acesso a crédito verde (de baixo custo).

A agricultura está isenta de apresentar relatórios ESG, todavia, as empresas mais acima na cadeia de valor e no âmbito do seu relatório de Governança são obrigadas a recolher informação sobre os seus fornecedores e distribuidores, logo, a agricultura não tem forma de estar fora deste processo tendo por isso que reportar dentro da cadeia de valor as pegadas que produz.

Conheça a normativa ESG e o impacto que esta poderá trazer para a sua empresa assistindo a este Webinar patrocinado pelo projecto PEGADA 4.0.

Inscreva-se através de link até dia 16/11/2024.

→ INSCREVA-SE AQUI