Objetivo é adequar cada vez mais as culturas às necessidades do mercado.
ERVITAS CATITAS
SEDE: Orada (Borba)
EXPLORAÇÃO: Glória (Estremoz)
ATIVIDADE PRINCIPAL: Produção de plantas aromáticas e medicinais
ONDE ENCONTRAR: https://www.ervitascatitas.eu | https://www.facebook.com/ervitascatitas | https://www.instagram.com/ervitascatitas
Ervitas Catitas é o nome de uma aventura familiar de Raquel Alves, que se dedica à agricultura biológica desde 2008. Na planície alentejana cultiva Plantas Aromáticas e Medicinais, das quais também extrai óleos essenciais e hidrolatos. Da fruta, plantas e azeite faz compotas, biscoitos e gomas.
A sede situa-se em Orada, em Borba, e a exploração em Glória, no concelho de Estremoz. A área total em exploração perfaz 4ha.
A colheita, a secagem e o embalamento são feitos nas próprias instalações e, para explorar todas as potencialidades das plantas, foi instalada uma unidade de destilação para produzir óleos essenciais e águas florais. A família de Raquel Alves cuida ainda de um olival tradicional, de cuja azeitona é feito azeite (biológico) na Cooperativa de Olivicultores de Borba.
Sem nenhuma formação agrícola, e vindo de uma área completamente diferente (artes gráficas), a sensibilidade de Raquel falou mais alto e por puro gosto pessoal e enquanto aposta numa cultura que dava os seus primeiros passos em Portugal que resolveu avançar com o investimento nas plantas aromáticas e medicinais.
A estratégia inicial incidiu fortemente na lúcia lima, alecrim e outras plantas para venda em seco a granel, mas ao longo do tempo, com as flutuações do mercado, vocacionou-se mais para os produtos transformados, direcionando as produções para a obtenção de óleo essencial, nomeadamente com uma forte aposta na produção de alfazema (…).
→ Leia esta e outras reportagens completas na edição de janeiro 2023 da Revista Voz do Campo.