A Comercial Química Massó SA apresenta no seu catálogo de Fitofármacos e Fertilizantes algumas soluções adequadas à cultura da Actinidia (Kiwi).
a) Sanidade
Fitofármacos indicados para a cultura do Kiwi:
LOGRADO:
Trata-se de um herbicida foliar de ação sistémica, não seletivo e não residual para combate a infestantes anuais e vivazes. Apresenta-se como solução concentrada de glifosato (360 g/l) sob a forma de sal de isopropilamónio.
COBRE NORDOX 75 WG:
Cobre na forma de óxido cuproso (único no mercado) com 75% de cobre metal. De todas as formas de cobre existentes, esta é a menos tóxica já que é a menos solúvel. A sua apresentação em grânulo dispersível e elevada suspensabilidade garante uma boa aderência à cultura sendo assim pouco lixiviado aquando da ocorrência de chuvas. É o produto ideal para prevenir a PSA (Pseudomonas syringae pv. actinidae). O tratamento de inverno é muito importante devendo ocorrer após queda da folha e pós-poda. A dose deve ser de 100 g/hl de água. Já as aplicações de primavera, a partir do vingamento devem acontecer a uma cadência de a cada 30 dias antes das chuvas a uma dose de 50 g/hl de água. Não existe cura para a PSA, no entanto o COBRE NORDOX 75 WG é o melhor produto preventivo quer pelas doses aplicadas quer pela sua composição. No final, utilizar COBRE NORDOX 75 WG traduz-se em menos gastos e melhores resultados.
Sintomas de PSA
b) Fertilização
Como é sabido a fertilização é uma operação que ocorre em três fases que vai desde a instalação do pomar até às aplicações já numa fase de formação e manutenção da cultura.
Já num momento mais adiantado da cultura a fertilização via foliar e via fertirega são complementares.
Apresentam-se em seguida os planos de fertilização via foliar e via fertirega propostos com produtos da Massó e um breve descritivo de cada um (…).
- Artigo completo na edição de fevereiro 2023 da Revista Voz do Campo.
- Grande reportagem sobre o Kiwi