Evento na Alemanha reúne as principais inovações do setor e nesta edição terá como tema principal a produtividade verde, com foco na sustentabilidade.

A Agritechnica, a principal feira mundial de máquinas agrícolas, volta a ser realizada em novembro, após quatro anos, na cidade de Hanover, Alemanha. A última edição do evento foi em 2019 e, por isso há uma grande expectativa em relação às tecnologias e inovações que serão apresentadas. O Brasil, como um dos principais produtores de alimentos do mundo, tem forte presença no evento, com dois pavilhões de empresas brasileiras nesta edição.

Entre os expositores confirmados estão o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), que estará num pavilhão coletivo com seus associados expondo os seus produtos para exportação. E a Associação Brasileira de Máquinas (ABIMAQ), que deve levar as principais novidades em máquinas agrícolas produzidas no Brasil.

“O setor de máquinas e equipamentos agrícolas tem contado com o apoio do projeto Brazil Machinery Solutions, resultado da parceria entre ABIMAQ e ApexBrasil, para a participação na feira Agritechnica. Trata-se de um evento chave para a nossa indústria, vitrine das principais marcas e tecnologias aplicadas na cadeia do agronegócio. A participação brasileira tem como objetivo apresentar ao mundo o que há de mais inovador no setor sendo fabricado pela indústria nacional”, destaca Patrícia Gomes, diretora executiva de mercado externo da ABIMAQ.

Entre as empresas brasileiras, a METISA (Metalúrgica Timboense) é uma das veteranas, participando da Agritechnica há mais de 20 anos. A relação entre a Agritechnica e o Brasil vem de longe. O evento, assim como outras feiras realizadas pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG) tem sido regularmente apresentado em eventos do agro brasileiro nos últimos 15 anos. “Os agricultores e produtores brasileiros são incrivelmente populares entre os expositores na Alemanha pela sua abordagem de agricultura em larga escala e mentalidade de investimento com foco em resultados”, afirma Sandra Willer, gerente de área para a América do Sul da DLG.

Com mais de 2 mil visitantes sul americanos na última edição, a Agritechnica é uma oportunidade tanto para profissionais da indústria de máquinas e equipamentos, quanto para produtores e gestores. Com o alcance global da feira, os expositores podem atingir grandes produtores e compradores pelo mundo, como Cazaquistão, França, Reino Unido e Alemanha, por exemplo.

“Os espaços para expositores brasileiros na Agritechnica seguem abertos e uma nova rodada de inscrições está prevista para junho, se ainda houver vagas”, explica Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante oficial da  DLG para o Brasil. E o país é um dos expoentes na produção mundial de alimentos e, no ano passado, registrou recorde nas exportações do agronegócio, com crescimento de 32%, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

A força do agro também é visível no Produto Interno Bruto (PIB) do país. De acordo com o relatório mais recente do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o setor foi responsável por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2021 e a expectativa é que tenha fechado 2022 respondendo por 25% do PIB.

Sustentabilidade

“O tema principal desta edição da Agritechnica é a ‘produtividade verde’, com foco nos desafios da agricultura moderna e na sustentabilidade no campo”, complementa Brena Bäumle. O evento é promovido pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG) e reúne as principais empresas de tecnologia agrícola do mundo, com mais de 2 mil expositores de 52 países confirmados até o momento.

A Agritechnica será realizada de 12 a 18 de novembro 2023 e terá uma programação com eventos ao vivo, shows de demonstração e uma nova série de ‘Palcos de Especialistas’, explorando tópicos como pulverização inteligente, sensoriamento remoto, conectividade, equipamentos agrícolas autônomos e sistemas alternativos de powertrain, bem como soluções para obter maior eficiência e economia de recursos no campo como pneus, lastros e sistemas de assistência.

“A Agritechnica oferece o programa de feiras mais abrangente e variado para cultivos agrícolas internacionais: de pulverizadores de proteção de cultivos a drones, de tratores a sistemas de equipamentos autónomos, de colheitadeiras a sistemas de assistência digital. A exposição apresenta não apenas padrões estabelecidos e inovações aplicáveis para praticantes de agricultura, mas também visões para uma agricultura eficiente e sustentável em todo o mundo”, informa Timo Zipf, gerente de projetos da Agritechnica.

Os eventos parceiros da Agritechnica são Systems & Components, o mercado B2B para a indústria fornecedora internacional no setor de máquinas agrícolas e fora de estrada; o “Inhouse Farming – Feed & Food Show”, a nova plataforma DLG para os sistemas agrícolas e alimentares do futuro, com fortes laços com os profissionais agrícolas.

Mais Informações:

Agritechnica Hanover 2023

Data: 12 a 18 de novembro de 2023

Local: Pavilhão de exposições de Hanover, Messegelände (Alemanha)

Informações: www.agritechnica.com/pt (site em português)

Sobre a Agritechnica 2023: A maior feira de Tecnologia Agrícola do Mundo

  • 2.800 expositores de 53 países
  • 440mil m2 de área de exposição divididos em 23 pavilhões cobertos
  • 450mil visitantes, oriundos de 135 países