As Missões Virtuais irão agregar a presença de vários importadores e distribuidores dos mercados alvo, assegurando e criando um espaço de contacto para reuniões B2B entre as PME nacionais e os agentes internacionais.
Estas Missões Empresarias Virtuais têm como objetivo promover a internacionalização das PME do setor para os mercados da Alemanha e Francófonos (França, Bélgica, Suíça e Luxemburgo), sendo um complemento à presença em certames de relevância nestes mercados, através de uma abordagem direta junto de importadores, distribuidores e canal Horeca com reuniões B2B em formato digital.
As reuniões serão preparadas de forma a assegurar que a agenda de cada empresa está alinhada com a sua estratégia de internacionalização. Para isso, será feito o levantamento e identificação do perfil e objetivos de cada PME e a preparação de materiais de promoção digital. Posteriormente, serão identificados e caracterizados importadores e/ou distribuidores dos mercados alvo, levando à criação do perfil das empresas envolvidas. Feita esta identificação serão agendadas reuniões de matchmaking entre as PME participantes e importadores e/ou distribuidores interessados.
A organização destas missões internacionais foi divida em 4 fases:
• FASE I – Levantamento e identificação do perfil e objetivos de internacionalização das PME selecionadas. Realização de reuniões exclusivas para levantamento e identificação do perfil e objetivos de internacionalização das PME nos mercados de interesse.
• FASE II – Levantamento e identificação de empresas nos mercados alemão e/ou francófono, com potencial para matchmaking e para participação em reuniões B2B. Identificação nos mercados alemão e/ou francófonos de importadores e/ou distribuidores com potencial para matchmaking e para participação em reuniões B2B, através da rede de contactos da InovCluster, da realização de desk research e de consultadoria.
• FASE III – Apoio na preparação de materiais de promoção digital. Elaboração de materiais de promoção digital que contribuam para a apresentação e divulgação da respetiva marca e produtos durante as reuniões B2B.
• FASE IV – Organização e realização das Missões Inversas Digitais. Apoio na organização e realização das Missões Inversas Digitais, promovendo a concretização de reuniões B2B, entre as PME e as empresas dos mercados alvo.
Esta ação está inserida no âmbito do Projeto Conjunto de Internacionalização 2021- 2023, sendo que as PME elegíveis a projeto poderão beneficiar de apoio financeiro de até 50% do custo total de participação.
Para mais informações pode consultar em: