NUA ROOTS LDA

LOCALIZAÇÃO: Ponte de Lima

ATIVIDADE PRINCIPAL: produção de sidra e sumos 100% naturais

PRODUTOS: Nua #1, apresenta-se em garrafas de 330ml, é uma sidra mais rústica, com 7,5% de álcool e feita somente a partir de maçãs ‘Porta da Loja’ e ‘Pipo de Basto’.

Nua #2, apresenta-se em garrafas de 750ml e com 6,5% de álcool, é uma sidra mais versátil, também seca e ácida.

Hybrid, é uma sidra que além de 96% de maçãs na sua composição tem 4% de frutos vermelhos.

A Nua Roots Lda. tem por detrás Miguel Viseu, João Gomes e Tiago Sampaio, os três com formação na área da agricultura. Miguel e Tiago são enólogos e é também Emanuelle Dalla Costa, esposa do Miguel, quem mais tempo dedica à empresa.

Recuando aos primórdios, a criação da Nua Roots remete para o tempo em que Miguel estudou no Minho e teve contacto com produtores de maçã biológica de variedades minhotas, ainda na faculdade. Depois de uns anos fora, retorna ao Minho para viver e redescobre alguns destes pomares. Quando resolve experimentar a primeira sidra, entra o João, amigo desde os tempos em que ambos estiveram em Moçambique. Com um espírito empreendedor, juntos criam a Nua. Depois, junta-se o Tiago, que abre as portas da sua adega para a produção da sidra.

Emanuelle explica-nos que tradicionalmente a melhor maçã da região para produção de sidra é a ‘Agral’, mas foi-se perdendo ao longo do tempo. “Era perfeita porque a fruta estava boa no verão e a sidra ficava pronta numa altura em que o vinho do ano anterior já tinha acabado e o vinho daquele ano ainda não estava pronto, como tal a sidra era a bebida tradicional das Feiras Novas, em Ponte de Lima”. Esta história é contada pelo Professor Raul Rodrigues, da Escola Superior Agrária de Refoios do Lima, um guardião das variedades minhotas, avança ainda (…).

→ Leia a reportagem completa na edição de maio 2023 da Revista Voz do Campo↓