A Symington foi a primeira empresa produtora de vinho em Portugal a obter a certificação no Referencial Nacional de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola, com o nível A (nível máximo).

Este referencial foi recentemente criado pelo IVV e pela ViniPortugal especificamente para o sector vitivinícola português. Pretende ser mais um garante visível e independente dos vinhos portugueses nos mercados internacionais, sublinhando a sua credibilidade e confiabilidade, e ainda servir como plataforma para demonstrar o compromisso dos produtores nacionais em relação à produção sustentável de vinho de qualidade.

O referencial aborda todos os temas da sustentabilidade, distribuídos por 86 questões desde o desempenho da governança até ao impacto no consumidor final. Todas as áreas da empresa estiveram por isso envolvidas na exaustiva e exigente auditoria que teve uma duração de três dias, executada pela LRQA, uma das principais entidades globais independentes de certificação.

Num contexto de muita incerteza e competitividade, os desafios são cada vez mais e cada vez mais complexos o que exige dos produtores agilidade e um compromisso permanente com os mais elevados padrões sociais, ambientais e culturais – a par dos económicos.

Rob Symington, da 5.ª geração da família refere, ‘somente uma empresa bem preparada consegue obter este resultado em tempo record. Esta certificação dá-nos motivação para continuar e para melhorar o nosso desempenho com o objetivo maior de sermos uma referência e um exemplo a seguir pelos que trabalham connosco e por parte dos nossos clientes.’

Segundo Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, a Entidade Gestora deste Referencial: “É muito positivo ver que o sector já está a dar uma resposta proactiva às crescentes exigências dos mercados internacionais no que diz respeito à sustentabilidade. A criação deste Referencial veio ajudar a traçar o caminho, criando um processo acessível a todas as organizações do sector vitivinícola nacional responsáveis e orientadas para este tema. Importa olhar para a sustentabilidade e, em particular para esta Certificação, como uma forma de criar valor económico, social e ambiental. Estamos convictos que esta é a primeira de muitas empresas do sector a receber este selo”.

Revista Voz do Campo – Edição de junho 2023