A nova tecnologia de dimensionamento de fruta com IA (inteligência artificial) da Aerobotics está a ajudar os produtores a obter ganhos significativos de produtividade desde a sua introdução no início deste ano.
A aplicação Aerobotics permite aos produtores recolher informações sobre rendimento em campo, ao tirar fotografias da fruta na árvore. O software de IA identifica e dimensiona automaticamente a fruta, poupando tempo e permitindo tamanhos de amostras muito maiores para construir gráficos de distribuição de tamanhos semanais. E, ainda mais importante, a Aerobotics ajuda os produtores a compreender onde no pomar o tamanho da fruta está a desenvolver-se para ajudar melhor os produtores a mitigar a variabilidade do pomar no início da estação.
A Mouton Citrus, uma das principais produtoras e exportadoras de citrinos da África do Sul, para quem utilizar a tecnologia inovadora da inteligência artificial (IA) é uma mudança decisiva na medição e acompanhamento do crescimento da fruta ao longo da estação.
“É importante para nós recolher dados do calibre da fruta, com precisão e todas as semanas. Ao longo da estação, utilizamos a informação de tamanho para tomar decisões agronómicas, tais como alterações relacionadas com a nutrição e irrigação para manipular o crescimento”, afirma Izandre Ras, gestor de BI da Mouton Citrus.
“Estes dados são também utilizados para prever o tamanho da fruta na colheita para as nossas estratégias de comercialização. Integramos a Aerobotics na plataforma Noda Tech de modo a facilitar ao nosso departamento de dimensionamento a medição precisa e consistente da fruta ao longo da estação e fornecer um painel de controlo em tempo real do que está a acontecer com as nossas variedades”.O diretor geral da Aerobotics Europa, Bernardo Costa, afirma que a empresa concentrou-se realmente em incorporar o feedback de produtores como a Mouton Citrus para construir algo que os produtores possam adotar e, deste modo, observar imediatamente os benefícios. “A nossa solução de dimensionamento de fruta não requer qualquer equipamento especializado ou dispendioso, apenas um iPhone. Embora tenhamos inicialmente lançado esta tecnologia para citrinos, está agora disponível para o dimensionamento de maçãs, frutos de caroço, cerejas, romãs e uvas”, esclarece Bernardo Costa.
Como funciona esta tecnologia?
Os produtores podem começar imediatamente a dimensionar as suas explorações agrícolas uma vez configuradas na plataforma. Os algoritmos de dimensionamento da Aerobotics podem dimensionar com precisão a fruta a partir de 10 mm. Os utilizadores tiram as fotografias na aplicação, que não requer conectividade no campo e carregam as imagens no escritório através da Wi-Fi. Em algumas horas, os dados estão disponíveis online em painéis de controle de visualização por blocos, explorações agrícolas e variedades (…).
→ Leia o artigo completo na edição de julho 2023:
Para saber mais informações, entre em contacto com o Bernardo Costa, Aerobotics Europa, pelo número +351 933 637 986 ou email: bernardo@aerobotics.com