Depois de em 2022 ter sido um dos três finalistas aos Prémios da União Europeia para a Produção Biológica (EU Organic Awards), a Bio-Região de Idanha-a-Nova Nova é novamente um dos três projetos europeus selecionados na categoria de “Best Bio-District” / “Melhor Bio-Região”.

  • Bio-Região de S. Pedro do Sul (Portugal)
  • Bio-Região de Idanha-a-Nova (Portugal)
  • Biodistretto della Via Amerina e delle Forre (Itália)

Os vencedores serão anunciados na cerimónia oficial de entrega dos prémios, que terá lugar em Bruxelas, no dia 25 de setembro de 2023.

Este prémio europeu anual, que registou mais de 100 candidaturas de 26 estados membros, distingue regiões na União Europeia que acrescentam valor no setor biológico e projetos inovadores nesta área.

É uma organização conjunta da União Europeia, do Comité Económico e Social Europeu e do Comité das Regiões Europeu.

Desde 2018, a Bio-Região de Idanha-a-Nova, pioneira em Portugal (atualmente existem cinco e estão mais duas em fase de criação), integra a Rede Internacional de Eco-Regiões, nascida em Itália.

É coordenada pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, liderado por Catarina Pereira, em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, presidida por Armindo Jacinto, que têm trabalho na transição para sistemas alimentares mais saudáveis, sustentáveis e inclusivos.

As Bio-Regiões são territórios onde agricultores, cidadãos, escolas, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais.

Nesse contexto, a Bio-Região de Idanha-a-Nova é considerada uma referência a nível internacional, devido às ações e práticas inovadoras implementadas.