O Diretor Geral do GPP discute a importância dos reservatórios de água na agricultura e a gestão eficiente dos recursos hídricos.

Em entrevista exclusiva à Revista Voz do Campo, Eduardo Dinis, Diretor Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), abordou a importância dos reservatórios de água na agricultura e a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos hídricos.

Eduardo Dinis, Diretor Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)Eduardo Dinis destacou ainda que, embora a agricultura intensiva seja frequentemente alvo de críticas, é fundamental reconhecer o valor e a importância dessa prática na produção de alimentos.

Na discussão sobre a Política Agrícola Comum (PAC), o Diretor Geral do GPP fala das negociações em 2014, quando Portugal defendeu o investimento no regadio contra as propostas iniciais dos regulamentos.

No PEPAC, a questão dos reservatórios de água não foi colocada pela Comissão Europeia

Ressalta que, no atual Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), a questão dos reservatórios de água não foi colocada pela Comissão Europeia, mas tornou-se evidente que a escassez de água é um problema não apenas em Portugal, mas também noutros países europeus. As recomendações dos serviços climáticos, como a DG Clima na Comissão Europeia e o IPMA em Portugal, têm indicado a construção de reservatórios como uma solução reconhecida (…).

→ Leia a entrevista completa na edição de julho 2023: