Luís Encarnação • Presidente da AMPV e da CM de Lagoa

“Portugal tem uma inestimável riqueza material e imaterial associada ao vinho e ao mundo rural e que configuram valores identitários da história e da cultura popular portuguesas.

O saber fazer em comunidade ligado às artes e ofícios e tradições relativas às festividades cíclicas, com destaque para as vindimas, completam a matriz da valorização pela mão humana, a qual soube tratar a diversidade e transmitir ao longo de gerações o produto dessa herança. Muito deste património encontra-se em territórios dispersos, em aldeias e freguesias de Portugal.

Com a Rede das Freguesias Vinhateiras, Olivívolas e Corticeiras de Portugal, pretendemos a salvaguarda das comunidades de pertença e pela memória viva, da história local e regional, mas também o enoturismo que se tornou um segmento do turismo muito procurado em Portugal, reconhecidamente um produto cultural com forte vocação promocional do país.

Defender o património do vinho e do mundo rural implica conhecer, compreender e inventariar. Este é, sem dúvida, o desafio desta rede.”

Saiba mais em: https://freguesiasvinhateiras.pt