A Fruit Attraction 2023 celebra em grande estilo o seu 15º aniversário, nos próximos dias 3 a 5 de outubro. A feira, organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX, tendo a Andaluzia como região convidada, regista a maior participação da sua história com 2.000 empresas expositoras de 56 países, mais de 64.000 metros quadrados de área útil e uma presença esperada de 90.000 profissionais de 135 países.

No total, pela primeira vez serão 9 salões: 1, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 no recinto de feiras de Madrid que acolherão a vasta gama de produtos hortofrutícolas oferecidos nesta edição, o que significa um aumento tanto na ocupação como na participação de mais de 10% em relação à edição do ano passado. Desta forma, a Fruit Attraction 2023, que incorpora a participação de 316 novas empresas, fará da cidade o epicentro mundial da comercialização de produtos frescos.

Estes números altamente positivos demonstram o crescente interesse do setor hortofrutícola em participar no maior centro de negócios do setor, bem como o seu apoio à promoção da Fruit Attraction como alavanca fundamental para a internacionalização e ponto de encontro de todos os profissionais de toda a cadeia de abastecimento.

Nesta ocasião, a Área de Frescos representa quase 70% da feira e regista um aumento de 14% relativamente ao ano anterior, bem como a Área de Indústrias Afins, que representa 25%, com crescimento em dois dos seus setores: Atração Biotecnológica, em 5%, e Smart Agro, em 20%. A Área de Logística de Alimentos Frescos também registou um aumento superior a 31%, contando com a participação de 48 empresas.

A participação nacional representa 60% da feira. A imensa influência de Espanha como líder mundial no mercado de frutas e legumes será refletida pela presença de quase todas as comunidades autónomas produtoras de frutas e legumes no país, cimentando a Atração de Fruta como uma ferramenta eficaz para gerar oportunidades de negócio e para aceder a novos mercados internacionais, precisamente num mês chave para o planeamento de campanhas.

O segmento internacional responde por 40% da ocupação, com participação de 56 países. Nesta ocasião, foram acrescentados 17 novos mercados, como Áustria, Dinamarca, Chipre e Bulgária, reforçando a forte presença europeia.

Um dos principais objetivos da Fruit Attraction é oferecer uma plataforma de expansão e promoção internacional. Neste sentido, a IFEMA MADRID, com a colaboração do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha e ICEX, ativa mais uma vez o Programa de Compradores Internacionais, que atrairá a Madrid mais de 700 compradores de 70 países, gestores de compras retalhistas, importadores e grossistas, trazendo um dinamismo especial às operações da feira.

Soma-se a isso o notório país importador, com Brasil, Canadá e Estados Unidos como protagonistas desta edição. A Fruit Attraction irá assim abrir e promover relações comerciais com estes mercados, apoiadas por um programa completo de mesas redondas, visitas guiadas à feira e sessões B2B.

Fruit Attraction 2023 propõe um programa completo de atividades. Por um lado, os Fóruns acolherão um total de 75 apresentações distribuídas em seis áreas. O Fruit Forum sediará o 7º Congresso de Atração de Uva, a Conferência de Atração de Biotecnologia e o Congresso de Biofruta, e os diversos Fóruns Fruit Next receberão apresentações de expositores. A feira também sediará o Fórum de Biotecnologia e o III Fresh Food Logistic The Summit – organizado pela Alimarket.

Por outro lado, a alface será o produto estrela deste ano, com a Lettuce Attraction a reunir diversas iniciativas, com a colaboração da Proexport, em torno de um dos vegetais mais consumidos no mundo.

Por outro lado, o Innovation Hub – nos corredores 8 e 10, com 54 produtos, será a área dedicada à inovação e às inovações empresariais do setor. Neste âmbito, a feira volta a acolher os Innovation Hub Awards, que se tornaram um evento fundamental para apoiar a aposta empreendedora do setor com as suas habituais categorias: Produtos Frescos; Indústria de F&H e Ações de Sustentabilidade e Compromisso.

Como já é habitual, a Factoria Chef irá mais uma vez representar o espaço gastronómico da Fruit Attraction com atrativas demonstrações e showcookings.

A Fruit Attraction 2023 contará mais uma vez com o apoio do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha na cerimónia de abertura, que será novamente presidida pelo Ministro Luis Planas.

A feira, organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX, decorrerá no centro de exposições de terça-feira, dia 3, a quinta-feira, dia 5 de outubro, das 9h30 às 19h00, e até às 17h no último dia.