As análises de seiva constituem uma ferramenta indispensável no setor agrícola, permitindo uma gestão mais eficiente dos nutrientes e garantindo o desenvolvimento saudável das plantas.

Filipa Aires, consultora técnico-comercial da Hubel Verde, explica-nos como as análises de seiva ajudam a manter as plantas saudáveis durante todo o seu ciclo.A técnica de Análises de Seiva é simples, mas extremamente eficaz. “Com esta tecnologia conseguimos medir o metabolismo da planta com vista à tomada de decisão imediata”, refere a consultora. Através dessas análises, a equipa da Hubel Verde pode identificar o estado nutricional das plantas e tomar ações corretivas adequadas para otimizar o seu crescimento.

Determinar rapidamente quais os nutrientes em falta e em excesso

O processo envolve a colheita de aproximadamente 20 pecíolos de plantas numa cultura específica. Quanto maior a amostra, mais representativa será a análise. Esses pecíolos são esmagados para extrair a seiva, que é então comparada com os valores de referência. Esse processo permite à equipa determinar quais os nutrientes que estão em excesso ou em falta na planta.

“Se, por exemplo, os níveis de azoto estiverem muito altos, vamos corrigir reduzindo a aplicação de adubo, conseguindo poupar dinheiro e, ao mesmo tempo, garantir uma planta mais saudável”, ressalta Filipa Aires. Além disso, essa técnica também permite corrigir deficiências nutricionais que ainda não se manifestaram na planta. “Se detetarmos uma deficiência de potássio antes que a planta comece a apresentar sintomas, podemos agir rapidamente e corrigir a situação”, acrescenta. O principal objetivo das análises de seiva é contribuir para a sanidade das plantas durante todo o ciclo. Essa abordagem é aplicável a todos os tipos de plantas, e a Hubel Verde possui valores de referência para auxiliar na tomada de decisões imediatas junto de seus colaboradores, parceiros e clientes.

→ Mais desenvolvimento na Revista Voz do Campo, edição de agosto/setembro 2023.