Furto da azeitona no distrito levou à cooperação entre entidades para coordenar esforços na campanha 2023/2024

A Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal (OLIVUM), em cooperação com o Comando Territorial da GNR de Beja, realizou a ação de sensibilização “Campo Seguro”, no passado dia 13, em Beja, com o intuito de combater o recorrente furto de azeitona nos olivais do distrito.

Com o objetivo de unir esforços e promover a proteção dos recursos agrícolas da região por forma a garantir a segurança da campanha da azeitona 2023/24, a GNR liderou uma sessão de esclarecimentos junto dos profissionais do setor e revelou as medidas e iniciativas que têm contribuído no combate ao delito. Entre elas encontra-se o reforço no patrulhamento, na fiscalização e ainda o desenvolvimento de ações de sensibilização junto de profissionais do setor e da sociedade em geral. Graças a esse trabalho, as ações da GNR, no decorrer do ano passado, resultaram na detenção de 62 indivíduos e na apreensão de mais de 26 toneladas de azeitona.

Para a OLIVUM, a Operação ‘Campo Seguro 2023’ representa um esforço coletivo para combater uma ameaça que tem uma expressão cada vez maior no setor. “A olivicultura é uma parte vital da nossa economia e cultura, e estas ações são cruciais para preservar o nosso património e garantir um futuro sustentável para a produção de azeite em Portugal. É imperativo que se desenvolva uma cooperação de todos os envolvidos na cadeia de produção do azeite para que seja possível proteger o nosso setor que tantos desafios tem enfrentado”, sublinha Pedro Lopes, Presidente da OLIVUM.

Na sessão, que juntou mais de 50 pessoas, esteve ainda presente o representante da Unidade Local do Baixo Alentejo e Litoral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Carlos Graça, que teve oportunidade de esclarecer questões relacionadas com as obrigações a nível de contratação de mão de obra, e cooperativas de destaque no setor agrícola, incluindo a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos e a Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches.

A iniciativa “Campo Seguro” demonstra o compromisso conjunto de entidades do setor e das forças de segurança locais para proteger a olivicultura em Beja. A Olivum e a GNR continuam a trabalhar em estreita colaboração para combater os furtos de azeitona e garantir um campo mais seguro em toda a cadeia de produção.