O projeto Demo.Net, financiado pelo programa PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, começou em abril de 2023 e pretende promover iniciativas de demonstração, de partilha e debate, direcionadas para organizações de produtores, empresas, técnicos e agricultores, bem como a interação entre estes, que irá fomentar a inovação organizacional e a capacitação alargada dos envolvidos.

É um projeto coordenado pelo COTHN que conta com a participação de 13 parceiros: a CONSULAI, a FNOP, o INIAV e 10 PMEs (Alensado, Bfruit, Carmo & Silvério, CelFrutas, Frutas Classe, Frutalgoz, Frutoeste, FRUTUS, Hortofrutícolas Campelos e Madre Fruta). A integração das PMEs como parceiras no projeto permite uma representação que retrata grande parte das regiões do País e os principais setores de atividade hortofrutícola.

Atualmente, são grandes os desafios que o setor agroalimentar enfrenta. É necessário produzir de forma eficiente para alimentar uma população cada vez maior, num mundo que se impõe mais ecológico e sustentável, que procura novas alternativas alimentares, simultaneamente mais seguras e nutricionalmente equilibradas, em que os produtores têm a necessidade urgente de minimizar riscos e assegurar relações comerciais estáveis, segurança de pagamentos, investimentos, apoio em situações de crises de mercado e comercialização.

Alinhado com o Objetivo Específico 3 da Política Agrícola Comum, que identifica a necessidade de melhorar o papel das organizações de produtores na cadeia agroalimentar e impulsionar a participação dos agricultores na geração de valor das suas produções, surge o projeto Demo.Net. Este irá dar origem a uma rede de inovação e de conhecimento com impacto na competitividade e diferenciação das mesmas.

No contexto europeu, é já uma prática corrente a valorização de ações de demonstração intercâmbios entre agricultores e/ou organizações, bem como aprendizagem entre pares no seio da comunidade agrícola – “peer-to-peer learning”.

No fim deste projeto, pretende-se que o modelo de capacitação inovador desenvolvido por este consórcio possa ser depois replicado para outras tipologias de organizações associadas a diferentes realidades de escala de produções.
Em breve serão publicadas mais novidades sobre o projeto, fique atento!