A campanha 2023/2024, que está para começar, ainda que não seja extraordinária, tudo indica que será melhor que a campanha anterior.

As alterações climáticas que se têm verificado em todo o mundo, particularmente em Portugal, têm afetado de forma substancial a produção de azeitona em Portugal, sobretudo por dois efeitos sinérgicos: o aumento da temperatura e a redução do volume de precipitação anual. A campanha do ano anterior foi bastante afetada pelas condições meteorológicas adversas, mas também pela quebra de produção (contrassafra), uma vez que, na campanha anterior a essa, tinha ocorrido uma superprodução de azeitona, fazendo evidenciar o efeito das alterações climáticas na agricultura, sobretudo no Olival de sequeiro, tornando a campanha anterior na pior colheita de azeitona do século XXI. Apesar da Oliveira até ser uma árvore bastante resistente à seca, a precipitação deste ano em Portugal não foi suficiente para o seu adequado desenvolvimento, evidenciando pelo segundo ano consecutivo, uma diminuição da produção de azeitona. Dado que Espanha é o maior produtor mundial de azeite, é este mercado o principal regulador do preço do azeite no resto da Europa, assim como em Portugal.

A expectativa é que a subida do preço do azeite seja para continuar

De acordo com a Casa do Azeite, prevê-se que a produção de azeite caia para metade da produção anual habitual, o que terá com grande probabilidade impacto direto e claro também no mercado do azeite em Portugal. Aliás, o preço de referência do azeite no produtor já ultrapassou os 8,40€/kg e a expectativa é que esta subida seja para continuar. A campanha 2023/2024, que está para começar, ainda que não seja extraordinária, tudo indica que será melhor que a campanha anterior. Estima-se que a produção nacional se possa situar em cerca de 140 mil toneladas de azeite, face às 126 mil da campanha anterior. No entanto, tem existido uma preocupação crescente com a quebra do consumo de azeite, sobretudo devido ao aumento do preço de mercado deste produto (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo, edição de outubro de 2023.

Autoria: Ana DomingosAssociação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI)