A BIOSTASIA deu início à sua atividade em 2004 e, hoje, apresenta-se como uma empresa em constante evolução e desenvolvimento, que faz uma forte aposta na inovação e tecnologia. São 20 anos de atividade, dos quais 14 anos totalmente dedicados ao Resíduo Zero.

Ser uma empresa 100% portuguesa é, sem dúvida, uma dificuldade acrescida no nosso mercado, mas com esforço e focus no equilíbrio entre a natureza e a realidade humana desenvolvemos produtos especialmente direcionados ao controlo de pragas urbanas e agrícolas e para o crescimento e desenvolvimento agrícola sempre em modo resíduo zero. A BIOSTASIA é uma empresa certificada pela Qualidade – ISO 9001 – na produção, transformação e comercialização dos seus produtos de Resíduo Zero. Também nesta certificação fomos pioneiros no setor. Hoje, estamos no Top5% das Melhores PME de Portugal no setor segundo a Scoring.

Com as novas diretrizes europeias que focam a necessidade de redução dos químicos para um ambiente mais sustentável sentimos um crescimento na procura das nossas soluções, mas ainda muito a “medo”, com muita resistência, inclusive das equipas técnicas, nos nossos clientes, especialmente pelo desconhecimento nesta matéria que é o Resíduo Zero. Desde sempre, a nossa estratégia passa por especializar-nos em nichos de mercado com o objetivo de encontrar soluções que façam face a determinadas pragas/doenças que vão surgindo e afetando os vários setores da sociedade. Fazemos ensaios constantes e apresentamos os nossos resultados que confirmam que é possível ter soluções mais sustentáveis seja ambiental ou financeiramente falando.

No global e em especial para o setor agrícola dispomos de uma gama de produtos muito variada e completa

Atualmente, o nosso catálogo tem 10 gamas de produtos, entre estes destaco os Repelentes (Gama Repell), os Nemátodos, os Biofertilizantes, a PetLine (Gama para animais), a Nutrição (Gama Biogrowth) e a Proteção (Gama BProtect).

Relativamente à Nutrição – Gama Biogrowth – trabalhamos essencialmente a nanotecnologia e microrganismos. Com a nanotecnologia garantimos uma absorção radicular ou foliar de + de 90% assimilável sem contaminação de toalhas freáticas ou toxicidade, média de 2 a 3 litros por hectare. Por exemplo, o nosso Biogrowth CU (cobre) tem a formulação de um heptaglucanato de cobre, evitando quaisquer toxicidades e com maior taxa de absorção. Com os microorganismos procuramos o equilíbrio e o restaure do microbioma do solo, ou numa outra linha de investigação com os microrganismos visamos reduzir as necessidades de fertilização até 30%.

No que diz respeito à linha de Proteção – Gama BProtect – feita em laboratório, vai desde os extratos de plantas aos microrganismos, passando pela montagem de armadilhas através das novas tecnologias, entre outros. Na proteção usamos os extratos de plantas, aprendemos a olhar para a natureza e a observar como ela se reequilibra e se defende, estudamos os seus mecanismos e transportamo-los para laboratório, aí desenvolvemos técnicas, que nos permitam retirar a substância que nos interessa, recorrendo a tecnologia de topo e respeitando sempre o ambiente. Os nossos produtos são naturais e ecológicos – resíduo zero. Os microrganismos que usamos na linha proteção, também são resultado da observação da natureza e do seu estudo, o princípio de investigação é sempre o mesmo: observação, estudo, replicação em laboratório, testes de campo (…).  Naquela que chamamos Growth & Protect – Gama de produtos que potencia o efeito dos produtos das gamas Biogrowth e BProtect tornando-os ainda mais eficazes, – destaco a solução para o stress hídrico das plantas: um regulador osmótico, em que usamos um constituinte natural da planta que retém a água e não provoca qualquer toxicidade na cultura; uma solução para o excesso de calor/escaldão, desenvolvida à base de silício e potássio. Todos estes produtos, assim como outros inovadores no portefólio tem provas dadas no mercado.

Em 2010, em modo Resíduo Zero, afirmamo-nos como especialistas no controlo do Escaravelho Vermelho (Rhynchophorus ferrugineus). Em 2019 já tínhamos 90% de taxa de sucesso no controlo da lagarta-processionária-do-pinheiro e no controlo de afídios no meio urbano a nível nacional.

Desde 2022, que trabalhamos soluções para o controle de doenças muito desafiantes no mercado agrícola, tais como: a “Esca” da Vinha (doença do lenho causada por um complexo de fungos), a “tuberculose” do olival (doença provocada por uma bactéria que se instala nas feridas do tronco e ramos, provocando o aparecimento de tumores), a “estenfiliose” da pereira (doença causado pelo fungo Stemphylium vesicarium) e o “Fogo Bacteriano” nas pomóideas (doença causada pela bactéria Erwinia amylovora). Estas doenças têm sido responsáveis por perdas de produção e qualidade dos frutos nos últimos anos no nosso país. Há produtores a perder culturas completas por causa destas doenças/pragas, assim a BIOSTASIA procura soluções que minimizem o impacto destas mesmas doenças/pragas pois nem sempre podemos eliminá-las, mas sim controlá-las. Temos planos completos de proteção e fertilização que garantem o desenvolvimento equilibrado das plantas, com resultados visíveis na qualidade do fruto e da produção das culturas.

Em 2024, um dos desafios é a “Tuta absoluta” (traça-do-tomateiro).

Em ensaio temos uma solução Resíduo Zero para o controlo desta praga na cultura do Tomate.

No pós pandemia, iniciámos a estratégia de proximidade aos pequenos produtores agrícolas e urbanos, com lojas físicas (Cadaval e Barreiro) e online – SRORGANICO – onde podem encontrar os nossos produtos Resíduo Zero e outros produtos para o produtor seja ele de agricultura tradicional e/ou ecológica.

A nível nacional, temos revendedores da nossa marca e temos uma equipa de técnicos no terreno que suportam, acompanham e esclarecem os técnicos e os produtores, seja sobre os nossos produtos e/ou a sua aplicabilidade ou mesmo sobre as doenças e pragas.

O futuro da BIOSTASIA é a aposta em IDI – investigação, desenvolvimento e inovação – a busca constante por novas e melhores soluções de Resíduo Zero seja para o mercado urbano ou agrícola.

A garantia de toda a equipa para com os nossos clientes e parceiros é o focus nas soluções, o rigor e o compromisso com a qualidade e inovação.

Autoria: Marisa SaiasBIOSTASIA

→ Leia a reportagem completa sobre o Resíduo Zero na Revista Voz do Campo: edição de janeiro 2024