Sabor, textura, odor, aspeto e satisfação global foram os cinco critérios de avaliação por parte dos consumidores, sem terem qualquer referência à marca.

O prémio SABOR DO ANO continua a confirmar a sua liderança no sector alimentar ao premiar na edição de 2024, 124 produtos em diversas categorias, de um total de 32 Marcas.

O setor das Frutas & Legumes continua a ser o mais participado com 17 produtos premiados. Morangos da marca Amorango da Frutas Classe; Abacate, Abacaxi, Manga de Avião, Manga Maturada e Mamão da Sweet Fruits; Papaia Frutana da Henrique Fiel Lourenço, Lda; Melão Waikiki da Semillas Fitó; Maçã Envy da Nufri; Ananás e Manga Soft Frubis, Frubis Maçã Pink Lady; Batata Princesa Amandine e Batata Cozida a Vapor Princesa Amandine; Cebola de Alcochete, Cenouras Ana e Batata Quinta da Carminho para Fritar das Hortícolas Saturnino são os produtos premiados em 2024.

O prémio SABOR DO ANO é o único que se baseia exclusivamente nas qualidades gustativas dos produtos, colocando o consumidor no centro da metodologia. Através de mais de 10 000 provas cegas, realizadas pelos consumidores, num laboratório de análise sensorial acreditado – ALS Fullsense -, seguindo um restrito protocolo e a garantia da imparcialidade da prova, foram avaliados cinco critérios: Sabor, Aspeto, Odor, Textura e Satisfação Global.

“No Sabor do Ano avaliamos o que realmente importa: o SABOR! Nenhum consumidor compra ou volta a comprar um produto não gostando do seu sabor. Num mercado cada vez mais exigente e seletivo, continuar a ver marcas a acreditarem no potencial do nosso selo, como um prémio de excelência, que impacta verdadeiramente as suas vendas é fantástico. Esta elevada adesão ao prémio, reforça também a confiança que as marcas têm na qualidade dos seus produtos, ao submetê-los a testes, mas também revela a sua capacidade em inovar”, afirma Jordi Bové Solana Diretor Geral Global Quality Ibéria, empresa que representa o Prémio em Portugal.

“Ao receber este reconhecimento, o produto destaca-se da concorrência e torna-se uma opção mais atrativa para os consumidores. Parabéns a todas as marcas que conseguiram obter esta distinção”, acrescenta o responsável do prémio.

No total foram premiados 124 produtos de marcas como Abegoaria, Avicasal, Biologic, Cooperativa Agrícola Moura e Barrancos, DHC-Pasta do Dia, Elpozo, Lacto Serra, Mar Ibérica, Paladares Alentejanos, Queijaria Guilherme e Titi são algumas das marcas que voltam a ver alguns dos seus produtos premiados. A estas juntam-se outras empresas, tais como: Afonso dos Leitões, Aurora, Beirafood, Casa Maria Vitória, Ehrmann, Filmar, Limiano, Marques Filipe e Sel.

Os vencedores do Prémio Sabor do Ano vão beneficiar automaticamente do uso do selo durante 13 meses, distinguindo os seus produtos da concorrência.