Está assinada a declaração de compromisso da Cátedra Águas do Norte / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), cujos trabalhos terão início no primeiro trimestre de 2025.

O aproveitamento das águas residuais das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s) para rega e outras utilizações, a melhoraria do microbioma do solo e o aumento da sua capacidade de retenção de água através de um novo sistema de tratamento das lamas e da matéria orgânica serão os eixos estruturantes desta Cátedra.

A sua concretização aguarda que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) aprove um apoio financeiro para contratar um investigador auxiliar, sendo que a empresa Águas do Norte investirá cerca de 182.000 euros. Durante seis anos, este profissional ficará exclusivamente dedicado à área da gestão e da valorização de resíduos, colaborando com ambas as instituições.

“Perante os desafios globais, uma Cátedra dedicada à água é crucial para impulsionar soluções inovadoras e sustentáveis que garantam o acesso equitativo e a preservação desse recurso vital para as futuras gerações. Por outro lado, esta Cátedra é mais um exemplo da importância que a UTAD atribui à investigação e à inovação em ambiente empresarial, bem como à aproximação da academia ao tecido produtivo da região”, afirma o reitor da UTAD, Emídio Gomes.

Já o presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, José Machado do Vale, considera que esta Cátedra “revela a importância da implementação de soluções inovadoras desenvolvidas por investigação orientada à gestão sustentável dos recursos naturais”.

A assinatura do convénio desta Cátedra foi formalizada ontem, na UTAD, no decorrer do seminário “A água no futuro. Investigação em ambiente empresarial”, que contou com a participação de cerca de 160 participantes.