A 5ª edição do UNICOS 2024, a formação anualmente organizada pela Nutrifield em parceria com a Cosmocel Ibérica, decorreu recentemente em Coimbra, com o objetivo de partilha de conhecimentos com os agricultores, técnicos, distribuidores e consultores. “O evento UNICOS tem como principal motivo a transmissão de conhecimentos adquirido pela Nutrifield e Cosmocel, que passam pela inovação da nutrição, biostimulação na produção agrícola e a sua importância na economia do agricultor”, refere Pedro Almeida, diretor comercial da Nutrifield.

Na sessão, foi dado ênfase à importância dos bioestimulantes na produção agrícola e a sua eficácia na diminuição do stress das plantas provocado pelas alterações climáticas e dar a conhecer os novos produtos da linha Ferti-G que protegem o microbioma do solo e a rizosfera, contribuindo para a diminuição do stress causado pela utilização de produtos fitofarmacêuticos.

Para Pedro Almeida este tipo de eventos “é como diz o slogan “conhecimento que traz resultados”, explicando ao mesmo tempo que “pretendemos com este evento transmitir conhecimento na área da nutrição que permita aos participantes estarem melhor preparados para os desafios da agricultura de hoje e do futuro”.

Durante o UNICOS 2024, além da aprendizagem técnica, houve também momentos de convívio entre os participantes. “Na primeira noite, tivemos um jantar no Hotel Vila Galé de Coimbra, que permitiu que os participantes se conhecessem um pouco melhor e trocar algumas experiências. No segundo dia após a formação, tivemos a visita histórica guiada à Universidade de Coimbra, incluindo a Biblioteca Joanina.

Seguiu-se um jantar temático no Restaurante Solar do Bacalhau, com Fado de Coimbra ao vivo”, descreve o diretor comercial da Nutrifield. O balanço da 5ª edição UNICOS, para Pedro Almeida, é “bastante positivo, ultrapassando as expetativas da Nutrifield e da Cosmocel”. Refira-se que, a UNICOS 2025 já está em preparação e será dedicada à Biostimulação para proteção das plantas.

Entrevista a Ángel Zardoya, Gerente da Cosmocel Ibérica

Em traços gerais como se carateriza a Cosmocel Ibérica?

A Cosmocel é uma empresa internacional com mais de 60 anos de experiência no setor dos bioestimulantes. A filosofia e os valores da empresa têm sempre como objetivo encontrar soluções que permitam aos agricultores maximizar a rentabilidade das suas explorações.

Quais as mais valias dos produtos da Cosmocel Ibérica?

Os produtos Cosmocel nascem sempre do contacto da nossa equipa técnica com os agricultores. Descobrimos quais são as suas necessidades e esse é sempre o primeiro passo. A partir daí, a investigação e desenvolvimento altamente qualificados, com processos muito complexos, permitem-nos produzir produtos altamente eficientes e diferenciados, com um selo de qualidade único e diferenciador no mercado.

Estamos a falar de que tipo de produtos?

Produzimos Bioestimulantes e Bioprotectores. Somos pioneiros na Europa no registo de produtos no âmbito do novo regulamento dos Bioestimulantes.

Como surgiu e qual o objetivo da parceria com a Nutrifield?

A Nutrifield permite-nos entrar no mercado português sendo fiéis à nossa filosofia. Os princípios e valores que a Cosmocel e a Nutrifield partilham fazem com que o trabalho de equipa que está a ser desenvolvido esteja a dar frutos. A Nutrifield é o nosso parceiro perfeito em Portugal devido ao seu conhecimento do mercado, experiência e profissionalismo.

Qual o papel da Nutrifield na estratégia da Cosmocel Ibérica em Portugal?

Na Cosmocel tem sido fundamental, em todos os mercados internacionais, a forma como nos apresentamos a nossa imagem. Tem de ser uma imagem de profissionalismo e fiabilidade. A Nutrifield, como já disse, cumpre perfeitamente estas premissas e é essa a razão do sucesso que estamos a ter em Portugal.

Quais os esforços de inovação e investigação da Cosmocel na criação de novos produtos?

A Cosmocel colabora continuamente com as melhores universidades e centros de investigação, para além de uma estreita comunicação com os produtores de referência em cada área de influência. Tudo isto permite-nos não só conhecer as necessidades dos produtores, mas também estar na vanguarda dos últimos avanços no comportamento das plantas e na sua integração com o meio ambiente.

Há novidades para breve?

Há sempre novos desenvolvimentos, a investigação e o desenvolvimento são contínuos, não param. A curto prazo, teremos um produto que facilita o comportamento das plantas em solos salino-sódicos e um corretor de solos com uma formulação líquida.

No curto prazo quais serão as grandes apostas?

A curto prazo, o nosso principal compromisso é preservar a nossa forma de trabalhar. Reforçar a formação e o conhecimento dos nossos técnicos como a melhor forma de acrescentar valor aos nossos clientes, à agricultura e, por conseguinte, à sociedade.

→ Leia este e outros artigos na Revista Voz do Campo: edição de maio 2024