A Porbatata – Associação da Batata de Portugal tem o prazer de anunciar o retorno da sua campanha anual de promoção da batata portuguesa, desta vez com o mote cativante “Descasca o Mito”. Este ano, a campanha tem como objetivo desmistificar quatro conceções erradas sobre a batata, destacando os seus benefícios e versatilidade:

Batata engorda?

Descasca o mito! Batata é fit!

Sopa com batata? Descasca o mito! Batata é energia!

Casca da batata é lixo? Descasca o mito! 0% desperdício!

Batata Nacional? Descasca o mito! É divinal!

O lançamento oficial está agendado para o dia 21 de Maio de 2024, e a campanha estará ativa até 30 de Setembro de 2024. Esta iniciativa conta com o apoio da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e a adesão das principais cadeias de distribuição, sendo financiada pelos associados da Porbatata e pelo Crédito Agrícola.

A aguardada campanha está de volta, trazendo consigo a empolgante presença da Miss Tata, a representação emblemática da batata nacional. Impulsionará uma experiência dinâmica e envolvente nas redes sociais (Instagram @misstata_pt e Facebook @MISS TATA). Com o apoio das cadeias de grande distribuição, esta iniciativa promete transformar a forma como encaramos a batata portuguesa.

A Miss Tata, a voz apaixonada que incentiva o consumo consciente da batata nacional, vai esclarecer mitos e derrubar conceitos ultrapassados, revelando a versatilidade e os benefícios nutricionais. Desde o tradicional prato até às receitas inovadoras, a batata é um alimento indispensável e a Miss Tata quer que todos saibam disso.

Os dados mais recentes revelam uma acentuada evolução. Após uma queda significativa em 2022, a produção de batata em 2023 deu lugar a uma recuperação, alcançando 356.580 toneladas em Portugal, segundo dados provisórios do Eurostat. As exportações subiram 74% em 2023, segundo dados provisórios do INE, e 90% dessas exportações são aparentemente relativas a mercado de indústria (processamento de batata).

Numa recente entrevista, o Presidente da Porbatata salientou os avanços alcançados no setor da batata em Portugal nos últimos anos. “Uma das conquistas mais importantes é o aumento significativo no consumo humano de batata per capita, que passou de 87,2 kg em 2021 para 93 kg em 2022”, afirmou o presidente. Ele sublinhou que este aumento é um reflexo do sucesso das iniciativas de promoção da batata e da crescente valorização deste alimento na dieta dos portugueses.

Para além disso, o presidente referiu que “dados provisórios de 2023 apontam para um aumento nas toneladas produzidas”, o que demonstra a resiliência e o trabalho árduo dos produtores portugueses, que continuam a adaptar-se e a inovar para enfrentar os desafios do mercado.

Contudo, o presidente alertou para a tendência de crescimento exponencial nas exportações de batata, prevendo-se um salto de 57.094 toneladas em 2021 para 96.369 toneladas em 2023. Ele enfatizou a necessidade de equilibrar a procura interna e externa do país.

Apesar do sucesso no fortalecimento da posição da batata portuguesa no mercado internacional, o presidente realçou a importância de garantir que as necessidades do mercado interno sejam atendidas. Ele destacou que iniciativas como a campanha anual da “Miss Tata”, são fundamentais não apenas para promover a batata nacional, mas também para garantir sua disponibilidade e acessibilidade para todos os portugueses.

“É evidente que “Descasca o mito!” é mais do que uma simples campanha; é uma oportunidade para fortalecer sector da batata de Portugal no mercado nacional e internacional, fomentar o consumo per capita e consolidar o papel da batata portuguesa como um produto de qualidade, saudável e sustentável para as famílias portuguesas.” disse Sérgio Ferreira, Presidente da Porbatata.