No âmbito da “II Semana da Agricultura da UTAD” que realizou-se de 18 a 21 de março, falámos com Alexandre Furtado, antigo aluno da UTAD, produtor hortícola, membro de uma Organização de Produtores e administrador de uma empresa de venda de fatores de produção resíduo zero foi o moderador da mesa-redonda “Sustentabilidade na horticultura: Desafios, Inovação e Internacionalização”.

Em entrevista à Voz do Campo, o empresário agrícola, conta-nos que “na mesa-redonda discutiram-se os problemas que afetam a horticultura atualmente, nomeadamente: a água, a mão de obra, a retirada de fitofármacos do mercado e o que as empresas procuram num técnico quando querem contratar, bem como a aberração dos preços, que faz com os agricultores fiquem cada vez mais pobres e o consumidor não consiga consumir produtos de qualidade pelo elevado preço”. A qualidade inegável do ensino da UTAD também foi abordado, e para Alexandre Furtado “o ensino tem de se aproximar das empresas” (…).

Leia este e outros artigos na reportagem completa da II Semana da Agricultura da UTAD na Revista Voz do Campo: edição de maio 2024