A agrossilvicultura é atualmente reconhecida pela maioria dos países europeus como um conjunto promissor de práticas agrícolas.  

Atualmente, os sistemas agroflorestais estão a tornar-se cada vez mais comuns, contribuindo para reduzir a vulnerabilidade das terras agrícolas e florestais às alterações climáticas. Ao mesmo tempo, permitem que as explorações agrícolas aumentem a sua resiliência e colham os benefícios e oportunidades daí resultantes. Com o objetivo de ajudar as empresas agrícolas a tirar o máximo partido da agrofloresta, a BKT – como fabricante líder de pneus Off-Highway – criou dois pneus especificamente concebidos para satisfazer as necessidades de utilização mista, em que é vital combinar a eficiência operacional em terrenos agrícolas com um excelente desempenho em áreas florestais.

Os dois pneus FORESTMAX (construção radial) e FORESTLAND (construção de lonas cruzadas) respondem exatamente às necessidades típicas das zonas rurais que se caracterizam por um elevado grau de diversidade de terrenos, como é o caso da agrofloresta – portanto, exigentes do ponto de vista operacional e altamente desafiantes para a maquinaria. Estes dois produtos BKT, lançados há alguns meses, são uma solução fiável e altamente segura, cuja força reside na sua versatilidade.

“Procurámos uma solução que respondesse às exigências das empresas agrícolas que alternam entre aplicações no campo e actividades mais exigentes, como as operações em zonas de bosque e floresta. Estes dois novos pneus destacam-se pela sua adaptabilidade à utilização em terrenos variáveis e acidentados, com muitos ramos, restos de madeira, raízes, pedras e detritos que podem danificar acessórios inadequados,” – afirmou Denis Piccolo, Diretor de Produto de Pneus Agrícolas, BKT Europe. “Não é o caso do FORESTMAX e do FORESTLAND, que são, de facto, duas soluções perfeitas para fazer face às diferentes necessidades operacionais destes dois ambientes.”

A robustez e a extraordinária resistência aos cortes e às aparas, mesmo nas condições de utilização mais difíceis , são de facto as principais características destes dois pneus. O FORESTMAX possui um composto de piso especialmente desenvolvido e uma estrutura com cintas de aço que reduzem significativamente o risco de furos na floresta; enquanto que em terrenos acidentados e irregulares, o pneu assegura uma excelente tração e estabilidade graças ao seu forte ombro aberto. O FORESTLAND, por outro lado, é um pneu particularmente forte e resistente, capaz de enfrentar também as condições mais difíceis, graças a uma carcaça especial de poliéster e à sua forte parede lateral, garantindo uma longa vida útil do produto.

A combinação da resistência do piso e do desenho dos ombros faz do FORESTMAX um pneu com excelentes propriedades de auto-limpeza, que também pode ser utilizado para algumas operações agrícolas com tractores, como a lavoura do solo e a trituração de pedras. Em contrapartida, o design de ombros abertos do FORESTLAND proporciona uma excelente tração em solos macios, enquanto as saliências rígidas e reforçadas do piso garantem uma boa aderência em qualquer terreno, juntamente com elevadas propriedades de auto-limpeza.

A estabilidade é outra caraterística que estes dois produtos têm em comum – essencial para enfrentar as duras condições de funcionamento da silvicultura com toda a segurança.

Com o FORESTMAX e o FORESTLAND, a BKT prossegue o seu compromisso de comercializar pneus de desempenho cada vez mais elevado, especificamente concebidos para ajudar a acelerar o desenvolvimento de sistemas rentáveis e a produtividade de empresas centradas na qualidade.

A empresa S. José Pneus distribui a marca BKT em exclusivo na Península Ibérica.