O Laboratório de Controlo de Qualidade de Águas (LCQA) está localizado na Escola Superior Agrária. É um laboratório de prestação de serviços do Instituto Politécnico de Beja, e tem como principal missão o apoio à comunidade. Foi criado, no início dos anos 90 do século passado, com o objetivo de efetuar a amostragem e controlo de qualidade de vários tipos de água, nomeadamente as destinadas ao consumo humano e residuais de uma grande maioria de municípios do distrito de Beja.

O LCQA encontra-se equipado com meios humanos e tecnológicos capazes de responder, em tempo útil, às exigentes solicitações do mercado para quem trabalha. As suas áreas de atuação são a realização de análises físico-químicas de diversos tipos de águas e águas residuais, análises físico-químicas de lamas, apoio técnico a organismos oficiais e comunidade envolvente, empresas agrícolas e industriais da região.

Imagens dos equipamentos de cromatografia iónica, cromatografia líquida de alta eficiência, e outros equipamentos do LCQA

Desde o seu início da sua atividade que o LCQA se pautou pelo rigor e qualidade na execução dos seus ensaios, efetuando ensaios de intercalibração com laboratórios de referência e também incentivando a qualificação do pessoal técnico afeto ao mesmo.

O LCQA está acreditado de acordo com a norma ISO 17025, desde 21 de março de 2021, pelo Instituto Português de Acreditação IPAC, para águas naturais doces (AND), águas residuais (AR) e águas de consumo humano (ACH), com os parâmetros de pH, condutividade, cromatografia iónica (cloretos, nitratos, nitritos e sulfatos). A acreditação reconhece a competência técnica para o âmbito descrito no Anexo técnico com o mesmo código de acreditação (L0739-1), e o funcionamento de um sistema de gestão.

Com vista à manutenção da sua acreditação o LCQA é auditado anualmente pelo IPAC e por auditores internos. Para controlo da qualidade externa realiza ensaios interlaboratoriais com laboratórios nacionais reconhecidos para o efeito. Para além dos parâmetros acreditados o LCQA oferece mais de 40 parâmetros apresentados na tabela 1, que permitem cumprir a legislação em vigor para as águas AR, AND e ACH.

O LCQA presta apoio a vários projetos de investigações: NETA, PIPA, GREENECOROXO, FITOFARMGEST, entre outros.

→ Leia este e mais artigos na Revista Voz do Campo: edição de junho 2024

Autoria: Flávia M. O. Silva¹,², Maria José Imaginário¹, Isabel Simões¹, Mariana Raposo¹, Adelaide Almeida¹,³

¹ Departamento de Tecnologia e Ciências Aplicadas, Escola Superior Agrária de Beja, 7800-295 Beja, Portugal

² MED – Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development & CHANGE – Global Change and Sustainability Institute, Instituto de Investigação e Formação Avançada, Universidade de Évora, Pólo da Mitra, Ap. 94, 7006-554 Évora, Portugal

³ FibEnTech/UBI Research Unit, Universidade da Beira Interior, 6201-001 Covilhã, Portugal