A Motivos Campestres, empresa sediada em Mirandela, fundada em 2006 por Carlos Cardoso, surge no mercado apostada no desenvolvimento sustentável da produção agrícola com soluções nutritivas que vão de encontro às suas necessidades.
Para António Cardoso, filho do fundador da empresa e que está a terminar a Licenciatura em Agronomia na UTAD, a Semana da Agricultura da UTAD é parte de uma solução para o futuro. “Esta é uma grande iniciativa que os diversos Núcleos da UTAD podem apresentar para atrair alunos, para transmitir conhecimento através das palestras bem como os contactos que se criam com as empresas participantes”, admite o jovem António Cardoso, que é ao mesmo tempo colaborador da Motivos Campestres.
“A agricultura está muito bem assente em bases empresariais”
A Motivos Campestres tem implantação praticamente em todo o território de Portugal e Ilhas, e questionado para se pronunciar como vê a evolução dos agricultores, António Cardoso considera que “os agricultores são profissionais, produzem com qualidade, não têm medo de um pequeno desafio e obstáculo (…) e facilmente trabalham para conquistar objetivos. A agricultura está muito bem assente em bases empresariais”.
Soluções que vão desde o modo de produção biológico até ao convencional
Em 2019, a Motivos Campestres lança no mercado a marca de fertilizantes Nutritec, muito focada na agricultura sustentável, com uma vasta gama de soluções que vai desde o modo de produção biológico até ao convencional. “Adaptamos as fórmulas dos nossos produtos a cada cultura. Cada caso é um caso assim como a região. Já temos bons resultados, nomeadamente na produção de cerejas, castanheiro, olival e hortícolas”, finaliza.
→ Leia a reportagem completa da II Semana da Agricultura da UTAD na Revista Voz do Campo: edição de maio 2024