Inovação e colaboração são cruciais para manter o Azeite relevante na cozinha contemporânea.
O Congresso Mundial do Azeite (OOWC), que nestes dias se realiza em Madrid, continua com a programação estabelecida, abordando nesta ocasião uma parte importante da comercialização do produto, como a comunicação. Para isso, foi realizado o bloco E, denominado ‘Comunicação e marketing’, patrocinado pela MSC, onde reconhecidos especialistas internacionais analisaram o trabalho que o setor está a fazer internacionalmente para divulgar o produto e os desafios que existem para o futuro.
Para tal, o congresso contou com a participação de Imene Trabelsi, chefe do Departamento de Promoção do Conselho Oleícola Internacional (COI), que fez a apresentação intitulada ‘Azeite e turismo: Diversificação empresarial da indústria do azeite – Criação de agregados valor através da diferenciação e valorização’. Durante a sua intervenção, Trabelsi destacou que “esta modalidade de turismo não só promove práticas sustentáveis, mas também contribui significativamente para o bem-estar das comunidades locais e para o fortalecimento do marketing territorial”.
Em seguida, Elvira Arzubialde e Ena Cabré, da VML Health, abordaram o tema da comunicação e como as estratégias digitais e as narrativas das marcas podem fortalecer a presença do azeite nos mercados nacionais e internacionais.
A seguir, a sócia fundadora do Castillo de Canena, Rosa Vañó, abordou o tema marketing e internacionalização, apontando os desafios e oportunidades que ainda permanecem na exportação de azeite, destacando estratégias eficazes e práticas inovadoras para prosperar num ambiente altamente competitivo .
Este bloco foi encerrado com a mesa redonda ‘Lições aprendidas com experiências reais, incluindo a sustentabilidade nas suas estratégias de marketing‘, moderada por Juan Antonio Polo, chefe do Departamento de Tecnologia do Azeite e Meio Ambiente do COI, e na que participou Juan Manuel Luque , diretor da Luque Ecológico, Mariu Luchetti, diretora de marketing e inovação da Deoleo e responsável pela sustentabilidade; Rafael Sánchez de Puerta, diretor geral da Dcoop; e Nicolás Tejada, diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente da ACESUR.
Na mesa redonda, os palestrantes concordaram que a sustentabilidade vai além da mera conservação ambiental; “É cuidado, empatia e um compromisso abrangente com o bem-estar humano e os recursos naturais.” Salientaram que está em constante evolução e que necessita de uma governação transparente e eficaz. Esta evolução para uma sustentabilidade mais abrangente e universal representa um desafio constante, embora essencial para as empresas e para a sociedade como um todo.
Após o intervalo, os participantes tiveram uma visão de como o azeite se posiciona no mercado global e se integra nas práticas culinárias contemporâneas, destacando a sua versatilidade e valor acrescentado, com o objetivo de promover uma cozinha amiga do ambiente.
Para o efeito, o segmento F, denominado ‘Azeite e gastronomia‘ e patrocinado pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação através da sua estratégia #alimentosdEspaña, incluiu Santi Mas de Xaxàs, co-diretor executivo do Centro Mediterrâneo Torribera, representando a Culinary Institute of America, e por John Regefalk, chef investigador do Basque Culinary Center.
Ambos destacaram que, embora o azeite seja um produto tradicional, enfrenta desafios contemporâneos que exigem abordagens inovadoras. Salientaram a importância da adoção de novas tecnologias e práticas que aumentem a eficiência e melhorem a qualidade dos produtos de forma sustentável. Defenderam a integração de métodos inovadores em todas as fases da produção, desde a agricultura à comercialização, para responder às exigências do mercado atual. Além disso, foi enfatizada a necessidade de maior colaboração entre produtores, investigadores e legisladores para desenvolver políticas que promovam a sustentabilidade e a inovação no sector. A apresentação terminou com um apelo à indústria para que colabore e integre o azeite de forma mais criativa e eficaz na gastronomia, garantindo a sua competitividade e relevância no contexto culinário global.
Para encerrar a segunda sessão, realizou-se a exposição dos posters premiados pela Comissão Científica do OOWC na primeira convocatória do concurso realizado para esta edição. Os vencedores foram ‘GEN4OLIVE. Mobilização de genótipos de azeitona através de atividades de pré-melhoramento para enfrentar os desafios futuros e desenvolvimento de uma interface inteligente para garantir a disponibilidade amigável de informação para os utilizadores finais‘ por Óscar Montaño Ramos, Gestor de Projetos de I&D da BALAM Agriculture; e ‘Impacto do azeite virgem extra (EVOO) na função espermática de coelhos hipercolesterolêmicos‘, por Estefanía Saez Lancellotti, investigadora sénior de pós-doutoramento do Hospital Universitário Virgen de la Victoria, em Málaga.
Sob o lema ‘Prove, desfrute, é azeite’, o OOWC conta para a sua organização com a colaboração do AgroBank, MSC, CIA-Agricoltori Italiani, John Deere, do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação através da sua estratégia #alimentosdEspaña, o Interprofissional do Azeite Espanhol, a Junta de Andalucía através da sua marca ‘Gusto del Sur‘, Filiera Oleicola Olearia Italiana e ‘Campo y Alma‘, marca de garantia de qualidade alimentar de Castilla-La Mancha, como patrocinadores Platinum; Grupo Interóleo, Büttner, Yara International, GEA, OLEOMAQ-Oleotec, AGQ Labs e Balam Agriculture como patrocinadores Ouro; a empresa Kubota, Hispatec, Asoliva, Todolivo e SGS como patrocinadores Silver; Agrocolor como outros patrocinadores. Agrotec, Voz do Campo, Puglia Live, Grupo Joly e Oleo são os Media Partners da OOWC.