A campanha europeia “Conte com os produtos lácteos europeus”, promovida pela Organização Interprofissional de Laticínios (InLac), divulga os valores nutricionais e saudáveis destes alimentos. Aspetos como a qualidade, a rastreabilidade, o bem-estar animal, a segurança alimentar e o compromisso ambiental são pontos fortes do modelo de produção europeu.

A iniciativa procura informar, numa perspetiva científica, sobre os valores subjacentes ao setor leiteiro, incluindo no domínio ambiental. O setor do leite e dos produtos lácteos é muito sensível às alterações climáticas e, por conseguinte, está a trabalhar num roteiro para alcançar a neutralidade climática, que começa com a avaliação dos níveis de emissões associados à produção, transformação e comercialização de produtos lácteos. O objetivo é reduzir progressivamente as emissões para produzir a mesma quantidade de leite, otimizando recursos e reduzindo a nossa pegada ambiental. Além disso, as próprias pastagens são um sumidouro natural de carbono e a pecuária ajuda a mantê-las.

Na opinião da InLac, todos devem estar cientes de todas as implicações positivas derivadas do pastoreio, que ajuda na dispersão de sementes, favorecendo assim a regeneração das espécies vegetais, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir incêndios florestais. Um setor lácteo, em suma, firmemente comprometido com a produção de alimentos de qualidade, e cada dia mais respeitoso com o Planeta.

Sobre a InLac

A InLac abrange todo o setor leiteiro em Espanha (Cooperativas Agroalimentares de Espanha, FENIL, ASAJA, COAG e UPA) e é um instrumento fundamental para o diálogo e estruturação entre os agentes da cadeia leiteira. Constitui-se como um fórum estável de discussão entre os seus membros, respeitando as esferas de ação das organizações que o compõem.

As suas ações incluem a promoção, a I+D e a estruturação setorial.

→ Leia este e outros artigos na Revista Voz do Campo: edição de maio 2024