A Sementes Vivas, em colaboração com o Município de Alpiarça, lançou uma série de iniciativas para promover o Melão Manuel António, uma rara e valiosa variedade tradicional da região da Lezíria Ribatejana. Este melão, reconhecido pelo seu sabor e qualidades organoléticas únicas, tem sido preservado para evitar a extinção, sendo uma contribuição significativa para a diversidade agrícola local.

Este melão, célebre pela sua polpa branca doce e casca verde encortiçada resistente, enfrenta uma séria ameaça de extinção, com o número de produtores a diminuir devido à crescente substituição por variedades de cultivo mais prático e adaptável às exigências modernas.

Registado no Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas pelo Município de Alpiarça em 2014, o Melão Manuel António é um símbolo do património agrícola local. Foi desenvolvido por Manuel António, dedicado produtor local, nos anos 50, a partir de sementes degeneradas, sendo fruto de anos de cuidadosa seleção e melhoramento, realizados ao longo de vários anos nas férteis planícies às margens do Tejo. Embora sensível ao sol intenso e, portanto, exigindo cuidados especiais, esta variedade tem resistido ao tempo, sendo um testemunho vivo ameaçado da tradição agrícola ribatejana.

Diariamente, variedades valiosas são perdidas em todo o mundo como resultado da pressão exercida por culturas mais homogéneas e adaptadas à agricultura de grande escala, exacerbada pelas mudanças climáticas globais.

Para sensibilizar o público e os agricultores sobre a urgente necessidade de preservar esta herança agrícola, a Sementes Vivas promoveu uma campanha de sensibilização e promoção, em colaboração com o Município de Alpiarça, destacada por eventos como a Feira Nacional de Agricultura em Santarém e o Festival Gastronómico ‘Sabores do Campo e da Charneca Ribatejana’ que decorreu no passado fim-de-semana em Alpiarça. Nestes eventos, foram distribuídas gratuitamente sementes de Melão Manuel António, com o objectivo não só de dar a conhecer esta variedade única mas também promover diretamente a sua produção.

Micha Groenewegen, responsável de Investigação e Desenvolvimento na Sementes Vivas salienta: “Além da promoção do Melão Manuel António, a Sementes Vivas mantém um compromisso contínuo com a preservação de diversas variedades tradicionais através da inclusão no seu catálogo de sementes quase extintas, garantindo o seu futuro e tornando-as acessíveis ao público.

“Sobre a Sementes Vivas: A Sementes Vivas é a única empresa na Península Ibérica dedicada exclusivamente à produção e comercialização de sementes biológicas e biodinâmicas certificadas, não geneticamente modificadas e livres de tratamentos químicos.