Duas explorações em Badajoz ganharam o prémio One Health da CEVA Animal Health e o prémio Produção ao Ar Livre.
Mais uma vez, o setor suíno ibérico espanhol vestiu-se para reconhecer e premiar os seus melhores profissionais nos prémios Porc d’Or Ibérico 2024, organizado pelo Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar (IRTA), em conjunto com a CEVA – Saúde Animal e a Associação Interprofissional do Porco Ibérico (ASICI).
Cerca de 400 membros do setor, entre agricultores, veterinários e técnicos, bem como representantes da administração e das principais associações do setor, reuniram-se na noite de 5 de julho no Centro de Conferências de Córdoba para conhecer as melhores explorações suinícolas ibéricas de Espanha.
A Gala contou com a presença do Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Sr. Luis Planas, que também participou na entrega do Prémio MAPA Porc d’Or de Sustentabilidade.
Nesta 8ª edição dos Prémios Porc d’Or Ibérico, foram atribuídos 32 prémios de excelência na produção de carne de porco ibérica, a um total de 21 explorações espalhadas por três comunidades autónomas. Vamos apresentá-las:
Valladolid, Cáceres, Badajoz e Salamanca vencem Prémios Especiais
A quinta Las Abiertas – Hermanos Viceira Puertas da empresa Inga Food em Madrigalejo (Cáceres) foi reconhecida com o Prémio Porc d’Or de Sustentabilidade atribuído pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha.
Outra das estrelas da noite foi a Granja la Mejorada, que conquistou o prémio máximo entre todas as categorias: o Porc d’Or Ibérico com Diamante. Esta quinta, localizada em Olmedo (Valladolid), pertence à empresa Agrocesa – Grupo Vall Companys.
Sendo este ano a sua primeira edição nos Prémios Ibéricos Porc d’Or, o prémio One Health da CEVA Salud Animal foi para a quinta La Charneca de Usagre, Badajoz, propriedade da empresa Grupo Santana Hernández.
O Prémio Ibérico Porc d’Or de Produção ao Ar Livre, na sua quarta edição, foi atribuído à quinta San Rafael, da empresa Explotación San Rafael S.L, na localidade de Aljucén, Badajoz.
Por último, o Prémio Ibérico Porc d’Or de Máxima Produtividade foi entregue a uma quinta de Salamanca: Ibéricos Encinas da empresa Agrocesa – Grupo Vall Companys, do município de Encinas de Abajo (Salamanca). Esta exploração atingiu o impressionante número de 20,9 leitões desmamados por porca ibérica produtiva por ano.
Castela e Leão e Extremadura partilham a maioria dos Prémios
Além dos cinco prémios especiais, são entregues um total de 27 estatuetas de ouro, prata e bronze, com base nos critérios técnicos de Nascidos Vivos, Longevidade e Taxa de Partos, dentro de cada uma das três categorias que classificam as explorações em função do seu censo.
Considerando todas as categorias juntas, dez explorações agrícolas de Castela e Leão obtiveram um total de 15 estatuetas. Dez estatuetas (cinco de ouro, duas de prata e três de bronze) foram entregues a seis explorações de Valladolid; três estatuetas (uma de ouro, uma de prata e uma de bronze) foram para duas explorações segovianas, e finalmente a prata foi para Salamanca e outra para Sória.
Da mesma forma, sete explorações da Extremadura obtiveram 11 prémios (dois de ouro, quatro de prata e cinco de bronze): dez (dois de ouro, três de prata e cinco de bronze) foram atribuídos a seis explorações de Badajoz e uma exploração de Cáceres obteve a prata.
Organizado pela IRTA com a ASICI e Ceva Salud Animal
Os prémios Porc d’Or Iberico, anuais e estaduais, baseiam-se no BDporc, Banco de Dados de Referência de Suínos, uma ferramenta gerida pelo IRTA para fornecer informação de referência às empresas produtoras de suínos como elemento de ajuda na tomada de decisões.
Organizado e criado pelo IRTA, estes prémios de excelência na produção suína têm como principal parceiro a Ceva Salud Animal e a Associação Interprofissional do Porco Ibérico (ASICI), que acompanha os Prémios Porc d’Or Ibérico desde a sua criação.
Durante estes oito anos, os prémios reconheceram o trabalho, o profissionalismo, o esforço e o extraordinário trabalho essencial de centenas de empresas e explorações suinícolas ibéricas em toda a Espanha. Prémios atribuídos por um júri composto por personalidades de prestígio da indústria, da investigação pecuária e da administração.