Opinião de Marisa Costa, Vice-Presidente da Aprolep – Associação de produtores de leite de Portugal

Num mundo cada vez mais global e em constante mudança, o conhecimento é e será sempre a melhor arma para enfrentar qualquer desafio e acompanhar a inovação tecnológica.

Constituída a 28 de dezembro de 1989, a CEACV (CASA ESCOLA AGRÍCOLA CAMPO VERDE) é um Centro de Formação Profissional dirigido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Rural (APDR) e foi criada pela inquietude de um grupo de pessoas preocupadas com a formação profissional dos jovens, filhos de agricultores e suas famílias.

Inserida num contexto rural, em S. Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim, a CEACV trabalha a promoção pessoal e coletiva no meio rural, porque dota os jovens, através da formação profissional, dos valores humanos, intelectuais e profissionais necessários para assumir, o seu papel na sociedade. Estimula o espírito empreendedor dos seus alunos em ações orientadas para a melhoria da sua vida profissional e social, vinculando-os ao meio.

A CEACV distingue-se de outras Escolas e Centros de Formação, não apenas pela singularidade dos seus objetivos, mas também pela especificidade dos seus princípios:

i) Alternância Pedagógica (alternância regular de períodos de aprendizagem no posto de trabalho e períodos de aprendizagem no centro educativo);

ii) Participação Familiar (envolver ativamente os pais na educação dos filhos);

iii) Pequeno Grupo (permanência no centro educativo de um grupo relativamente reduzido de alunos, o que favorece a formação personalizada, o trabalho em grupo, a convivência em ambiente familiar).

Neste momento, estão a ser lecionados cursos em três áreas: agropecuária, mecatrónica automóvel e turismo ambiental e rural e atualmente a escola tem 86 formandos, dos quais 39 são oriundos de S. Tomé e Príncipe (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de agosto/setembro 2024