A seca está a afetar muitas regiões de Portugal. A redução da rega tem tido consequências nefastas para as culturas agrícolas, como a diminuição da produção, a qualidade de muitas culturas e grandes perdas económicas.

Investir na melhoria da irrigação e do uso da água é fundamental para manter a atividade do setor agrícola. Um dos sistemas que envolve menos investimento e demonstra eficiência na retenção de água é o uso de filmes de cobertura biodegradável. Graças a um estudo realizado em Itália, em colaboração com a Novamont, fabricante dos filmes Mater-Bi®, foram comparados durante três anos (de 2020 a julho de 2022) os resultados obtidos com a utilização de filme de cobertura biodegradável e culturas cultivadas sem filme em plantações de tomate para a indústria.

Foram recolhidos dados sobre meteorologia, precipitação, monitorização dos campos, fases fenológicas, análise de infestantes, necessidades hídricas e rendimento (qualitativo e quantitativo). Os campos foram sujeitos a monitorização da humidade do solo e a rega foi efetuada tendo em conta o que foi detetado pelas sondas.

Os três anos apresentaram tendências meteorológicas diferentes, o que permitiu uma visão mais ampla do comportamento dos materiais em relação à temperatura e à humidade. 2022 foi o ano mais quente, com baixa pluviosidade.

Foram obtidos dois resultados principais. Em primeiro lugar, graças à utilização do filme, é possível um melhor controlo das ervas daninhas e evita horas de monda manual: a limpeza necessária para o controlo das ervas daninhas na área de solo com filme foi reduzida para metade em comparação com a área sem filme.

O segundo e mais relevante resultado foi a eficiência da utilização da água pela planta, com uma diminuição de mais de 12% a favor do filme.

A humidade presente no ensaio com o filme de cobertura biodegradável foi sempre mais elevada do que no ensaio com a cultura tradicional sem filme. Por outras palavras, o solo sob o filme de cobertura tinha um teor médio de humidade mais elevado do que o solo da cultura tradicional, significando que a irrigação foi reduzida e que as plantas conseguiram suportar melhor os períodos de stress hídrico.

Conclusão, graças à utilização de um filme de cobertura biodegradável no solo em cultura do tomate industrial:
1) Melhor utilização da água de rega.
2) Gestão ótima das ervas daninhas ao longo da linha de transplante.
3) Aumento das inflorescências e dos cachos: maior rendimento comercializável.
4) Melhoria do grau Brix dos bagos.
5) Oportunidade de antecipar os transplantes.
6) Sem problemas de colheita mecânica.

Irrigação

Podem ser utilizados os mesmos sistemas de rega que os normalmente utilizados, como a rega gota-a-gota, a rega por aspersão e, em menor escala, a rega por alagamento. E não requer alterações na quantidade de água utilizada, no caudal ou nas mudanças de rega em relação aos materiais tradicionais.

Características e vantagens

Além disso, o facto do Mater-Bi® ser um material de origem renovável, composto por matérias-primas de origem vegetal, como amidos de diferentes culturas e óleos vegetais, o filme de cobertura biodegradável no solo não precisa de ser removido no final do ciclo da cultura, nem precisa de ser tratado como resíduo separado dos resíduos orgânicos. Graças à sua biodegradabilidade certificada, uma vez incorporado no solo, é transformado em substância orgânica, água e dióxido de carbono pelo efeito dos microrganismos presentes no solo e, se for tratado numa instalação de compostagem misturado com restos de plantas, será obtido um composto de qualidade sem contaminantes (…).

Para mais informações, visite a web: novamontibeira.es

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de agosto/setembro 2024