A Oceana Minerals, empresa brasileira especializada em soluções oriundas de algas marinhas do tipo Lithothamnium, marcou presença pela primeira vez na Feira Nacional de Agricultura (FNA) em Portugal. “A participação no evento teve como objetivo apresentar ao mercado português o produto da empresa, que atua tanto na nutrição vegetal como na nutrição animal”, conta Paulo Kloeckner, diretor geral da empresa na Europa.
Fundada em 2001 no Brasil, a Oceana Minerals, focada no setor agrícola para diferentes culturas, nos últimos sete anos apostou no mercado europeu e, há cinco anos, diversificou as suas atividades, incorporando a componente da nutrição animal. Paulo Kloeckner, destaca a importância dessa expansão e a estratégia passa agora por conquistar o mercado nacional.
Na agricultura, o produto da Oceana Minerals atua como um bioestimulante natural e sustentável, não se limitando a ser apenas um fertilizante. É utilizado para corrigir o pH do solo. Para a nutrição animal, o produto corrige o pH ruminal, otimizando a digestão e a absorção de nutrientes nos animais.
Falamos de um produto derivado de algas marinhas fossilizadas, especificamente do género Lithothamnium. “No Brasil, temos várias minas onde fazemos a extração deste produto (…) é extraído de uma zona morta, seco, moído, e depois distribuído em agricultura e nutrição animal”, afirma o responsável, explicando ao mesmo tempo que, “é um produto rico em cálcio e magnésio, contém mais de 70 micronutrientes e macronutrientes, além de conter traços de aminoácidos e polissacarídeos. A sua estrutura porosa, semelhante a uma esponja, permite que os nutrientes se alojem nos poros, proporcionando benefícios significativos tanto para as plantas quanto para os animais”.
Disponível em várias formas: líquido, granulado e em pó, é um produto natural, ecológico e sustentável. Já com bastantes resultados, a empresa pretende continuar a investir na investigação, pesquisa e desenvolvimento. Refira-se que, a Oceana Minerals tem distribuidores na Europa, bem como clientes diretos.