Nesta edição de novembro quisemos dar destaque à avicultura.
Desafios sustentáveis da avicultura em Portugal; Resistência a antibióticos; Controlo de infeções por Salmonella; Adaptação das galinhas poedeiras às melhores condições de produção; Maximização do potencial biológico através da alimentação precoce, são algumas das temáticas que abordamos nas páginas centrais. O nosso propósito é sublinhar a importância do setor, sobretudo reforçar o seu papel fundamental na alimentação nutricionalmente equilibrada, já que falamos de: Fonte de proteína de alta qualidade; Presença de nutrientes essenciais; Baixo custo e acessibilidade; Menor impacto ambiental; Versatilidade na dieta, para além da existência de cada vez mais inovações em termos de nutrição animal. Sem dúvida, a avicultura contribui não só para uma dieta mais saudável, mas também para uma melhor segurança alimentar, itens cruciais num mundo em crescimento populacional e desafios ambientais.PAULO GOMES – DIRETOR DA REVISTA VOZ DO CAMPO
Destaca-se a resistência a antibióticos, por ser uma das maiores ameaças à saúde global, à segurança alimentar e ao desenvolvimento económico, sabendo no entanto que esta resistência pode variar entre diferentes regiões de Portugal devido a práticas agrícolas e avícolas locais.
Por outro lado, assistimos ao longo dos tempos, a uma tentativa de, forçosamente adaptar as condições de produção das galinhas poedeiras a uma melhor otimização e eficiência na postura de ovos, enquanto procuramos dar resposta às exigências do mercado relativamente à qualidade, segurança, aprovisionamento e preço do produto final.
Falando de desafios, um dos que a produção avícola enfrenta é o controle de infeções por Salmonella spp., devido à diversidade genética dentro deste género bacteriano e à limitação do uso de antibióticos como medida profilática na pecuária. Felizmente que a implementação de programas de controle de Salmonella spp., a nível nacional e europeu tem fomentado uma boa cooperação integrada e multidisciplinar.
Há no entanto que salientar os dados positivos que nos dão indicações de boas perspetivas de futuro em termos de sustentabilidade da avicultura em Portugal, é o caso de, segundo dados do INE, a produção de carne de frango ter vindo a crescer, assim como a produção de ovos de galinha. Facto que talvez se deva à diminuição do consumo de carnes vermelhas ou do preço da carne de frango ser mais baixo do que de outras fontes de proteína animal.
REVISTA VOZ DO CAMPO • EDITORIAL DA EDIÇÃO DE NOVEMBRO 2024
BOAS LEITURAS !