Relativamente à campanha da sementeira de milho fazemos um balanço positivo do ano. Infelizmente não temos dados concretos e rigorosos porque não fazemos pesagens.

De qualquer forma o balanço é muito positivo, as temperaturas e a chuva que foi caindo permitiram-nos obter bom milho, muito alto e com boa espiga. Infelizmente os fortes ventos fizeram com que tivéssemos milho caído em 8 hectares e perdemos rendimento.

Os silos estão mais cheios que o habitual para a mesma área. Nos 8ha que caíram fizemos um estudo comparativo e colocámos outra variedade. Ou seja 6 linhas eram de uma variedade e 2 eram de outra. Curiosamente o que caiu foi o que utilizamos habitualmente mas teve boa produção porque tinha 4m de altura.

Fazemos em 3 etapas para 3 silos. A colheita da última etapa foi um verdadeiro “salve-se quem poder”. A chuva que se previa e a necessidade de colher o milho obrigou a fazermos duas etapas de uma só vez e havia muita procura do trabalho dos prestadores de serviço. O milho caído foi apanhado pela máquina e obviamente que houve desperdício mas conseguimos acabar antes da chuva.”