A Associação Portuguesa de Ciência Avícola (APCA) realizou nos dias 14 e 15 de outubro, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, o seu III Simpósio, consolidando assim a sua posição como referência nacional em eventos de avicultura.
O III Simpósio APCA contou com uma grande afluência de participantes, Médicos Veterinários, Engenheiros Zootécnicos, Nutricionistas e Gestores, que estiveram entre os mais de 200 inscritos, aos quais ainda se juntaram as principais empresas do setor avícola.
No primeiro dia do evento os participantes puderam usufruir de 4 workshops dedicados a 2 temáticas de alta relevância para o setor avícola:
Nutrição – com um workshop dedicado à “Qualidade do ovo: casca e gema. Qualidade óssea e cor do frango”, ministrado por 3 oradores (E. Folegatti, R. Aleson, S. Santos) e outro dedicado a “Tenopatias e outras oportunidades económicas na cadeia de processamento de frangos”, ministrado por Fábio Nunes.
Monitorização de Programas Vacinais – com um workshop sobre “Prescrição sem segredos”, ministrado por Inês Almeida (DVM – DGAV) e outro sobre “Programas de vacinação: avaliação e monitorização da sua eficácia”, apresentado pelo Prof. Kostas Koutulis.
O segundo dia do evento arrancou com a cerimónia de abertura, tendo o presidente da APCA, Rui Fortunato, abordado no seu discurso alguns dos desafios que o sector enfrenta, e dando-se de seguida início às sessões do dia dedicadas às temáticas: Saúde Intestinal; Nutrição; Patologias emergentes e recorrentes; One Health. Cada sessão contou com a participação de reputados especialistas internacionais (exemplo: Birger Sviuhs; Marta Lourenço; Andrés Ortiz, …) e com um espaço de discussão aberto a perguntas da plateia.
Segundo a organização, o III Simpósio APCA foi um sucesso e todos os participantes aguardam com enorme expetativa o próximo Simpósio APCA que se irá realizar em 2026.
Sobre a APCA:
A Associação Portuguesa de Ciência Avícola surgiu pela necessidade de criar um espaço de debate sobre Ciência Avícola, de uma forma científica mas transversal a toda a sua fileira. Tem a ambição e necessidade de partilhar informação e conhecimento com o objetivo de a disponibilizar como forma fundamental de sustentar o crescimento e competitividade da indústria avícola em Portugal.