Madrid foi capital mundial das frutas e dos legumes durante a Fruit Attraction, que este ano atingiu o recorde de visitantes

A Fruit Attraction encerrou a sua 16ª edição no passado dia 10 de outubro com um recorde histórico de participação. Um total de 117.370 profissionais de 145 países, incluindo Portugal.

Organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, com a presença da Andaluzia como Região convidada, a Feira registou a participação de 2.201 expositores de 59 países, e uma ocupação de 70.254 metros quadrados de oferta de frutas e legumes distribuídos, pela primeira vez, em 10 pavilhões, o que representa um crescimento de 10% em ambos os parâmetros em relação à edição de 2023. Estes números converteram Madrid na capital mundial das frutas e dos legumes durante os dias 8 e 10 de outubro.

Durante a abertura da Fruit Attraction 2024, María José Sánchez, diretora do evento, falou à Voz do Campo, destacando o crescimento contínuo da Feira e o papel central que desempenha no comércio agrícola global. A diretora destacou o sucesso do evento, que cresceu significativamente ao longo dos anos e, em 2024, conta com mais um pavilhão, totalizando 70.000 metros quadrados de espaço de exposição.

Segundo María José Sánchez, este crescimento é motivo de orgulho para a organização, que tem conseguido atingir os seus objetivos edição após edição. “A feira, nas suas 16 edições, só parou de crescer durante a pandemia, mas recuperou absolutamente tudo o que perdeu nesse período”, realça.

A importância da presença portuguesa

A diretora sublinha também a importância da presença de Portugal, referindo que, em 2024, cerca de 60 empresas portuguesas marcaram presença na feira, o que representa um aumento significativo em relação às edições anteriores. “Estamos muito satisfeitos com a presença de Portugal, com tanta força e com tantos produtos. É um sucesso para nós ver Portugal representado de forma tão expressiva”, diz, argumentando ao mesmo tempo que “Portugal e Espanha partilham muitas fronteiras, e é muito importante que estejam presentes na feira com uma representação forte”.

Abacate: O produto estrela de 2024

A diretora também revelou que o abacate foi selecionado como o produto estrela da edição de 2024, destacando a crescente popularidade deste fruto tanto no consumo como na produção. “O abacate está a aumentar em consumo e produção e é um produto que tem excelentes benefícios e propriedades”, salienta.

Para promover o abacate, várias atividades foram programadas, incluindo demonstrações gastronómicas e workshops de conhecimento sobre o produto. Além disso, a feira conta com um espaço inovador chamado Pavilhão da Inovação, que, segundo María José, é “um novo setor criado este ano, dedicado à tecnologia, investigação e ao futuro da agricultura”.

Porque é que o abacate foi escolhido como o produto estrela desta edição?

O abacate foi, de facto, o produto estrela deste ano, concentrando várias iniciativas em torno deste superalimento cujo sucesso tem crescido notavelmente não só em Espanha – em termos de cultivo como de exportações – mas também a nível mundial. Este é um facto fundamental para a escolha.

O que representa a cultura para o país?

Espanha é o principal e quase o único país produtor de abacate na Europa. A sua produção concentra-se principalmente na Andaluzia, a principal região produtora. Nos últimos anos, de acordo com o Anuário MAPA 2022, a cultura do abacate em Espanha conheceu um êxito notável, deslocando-se das zonas tradicionais de cultivo (Ilhas Canárias, Costa Tropical de Málaga e Axarquía de Málaga) para outras zonas do país, nas províncias de Cádis, Huelva, Alicante, Valência e Castellón. Além disso, estão a ser realizadas experiências de cultivo em regiões como a Galiza, as Astúrias e a Cantábria.

Em que medida é que o abacate está relacionado com as tendências de alimentação saudável?

De acordo com a Asociafruit – Asociación de Empresas Productoras y Exportadoras de Frutas y Hortalizas, Frutos Secos, Flores y Plantas de Andalucía -, o abacate é considerado por muitos nutricionistas como uma fruta milagrosa, o seu consumo ajuda a controlar a tensão arterial, o colesterol, proporciona propriedades anti-inflamatórias, regula os níveis de açúcar no sangue, aumenta a absorção de nutrientes e cuida da pele, entre outras propriedades.

Como é que a feira divulgou o abacate ao nível do mercado internacional?

Um dos principais objetivos da Fruit Attraction é oferecer uma plataforma de promoção e expansão internacional. A Feira, com a colaboração do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação e do ICEX, ativou o Programa de Compradores Internacionais, que atrai a Madrid cerca de 700 compradores de 70 países, gestores de compras a retalho, importadores e grossistas que dão um dinamismo especial aos negócios da Feira. A isto juntam-se os “Países Importadores Convidados”, este ano com a China e a Arábia Saudita como protagonistas. Com isto, a Fruit Attraction abre e promove as relações comerciais com estes mercados, apoiada por um programa completo de mesas redondas, visitas guiadas e sessões B2B.

Em Visita à Fruit Attraction, o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, destaca em Madrid a importância crescente do setor hortofrutícola português no panorama internacional.

“Nos últimos anos, assistimos a um crescimento notável na exportação de produtos frescos, reflexo do empenho e dedicação dos nossos produtores, que têm sabido inovar e adaptar-se aos desafios do mercado global”, afirma. Portugal, segundo o governante, tem aproveitado oportunidades para mostrar a excelência dos seus produtos, desde as frutas até aos legumes, com especial ênfase para as práticas agrícolas sustentáveis. “Estamos na vanguarda de práticas que respeitam o meio ambiente e respondem às crescentes exigências dos consumidores”, realça José Manuel Fernandes, reforçando que o país é reconhecido pela qualidade dos seus produtos e pelas inovações tecnológicas que visam uma agricultura mais verde e inclusiva (…).

→ Leia o artigo completo na Reportagem Especial da Fruit Attraction na Revista Voz do Campo edição de novembro 2024, disponível no formato digital e impresso.