Irrigação
O clima ideal para a cultura do abacate é o tropical. Humidade do subsolo muito quente e controlada. As raízes do abacateiro não são muito profundas, não é uma árvore que procura humidade do interior do solo em épocas de seca, mas precisa ter humidade para que os frutos sejam de qualidade e acumulem a preciosa gordura que os caracteriza. No entanto, se a humidade ao redor das raízes for excessiva, ela rapidamente cria fungos.
A cultura é muito afetada pelo stresse hídrico, por tudo isso o controlo com sensores e sondas de humidade, temperatura e condutividade, dão resultados extraordinários nas plantações, desde que a área tenha possibilidades de irrigação, principalmente por gotejamento. Além disso, economiza-se água e energia e isso é muito importante em áreas produtivas que precisam controlar a água de irrigação, que é um bem cada vez mais escasso.
Solo
O abacate não quer solos argilosos porque são pesados e tendem a sofrer encharcamento, o que não é recomendado para esta árvore, porque as raízes não poderão desenvolver-se o suficiente. Os preferidos são solos leves, ou seja, arenosos e franco-arenosos, conforme indicado no diagrama a seguir. Se forem arenosos precisam de um enriquecimento para nutrir a planta. Se houver um bom controle de irrigação, adapta-se melhor a todos os tipos de terreno.
Em suma, A CHAVE PARA A CULTURA DO ABACATE COMPREENDE:
– Temperaturas médias sem grandes diferenças entre dia e noite;
– Muita luz do sol, ramos sem sol não são produtivos. A poda deve ser feita favorecendo a entrada de luz em todos os ramos, exceto o central; – Solos leves e bem drenados;
– Irrigação controlada sem inundações;
– É sensível à geada;
– É muito sensível à salinidade, por isso devemos irrigar com água de qualidade com frequência, verificando quando necessário e medindo a profundidade de humidade.
A irrigação controlada 1 – Sensores de humidade e temperatura. 2 -Sensor inteligente de humidade, condutividade e temperatura. 3 – Sonda mais funda (acumulação de sais). 4 – Filtragem da água. 5 – Evaporação. 6 – Transpiração. 7 – Irrigação por chuva e gotejamento.
Cultura do Abacate na Península Ibérica
O abacate em Portugal é cultivado principalmente na região do Algarve. Em Espanha em Málaga, especialmente na região de Axarquía, em Granada e nas Ilhas Canárias, porque necessita de um clima subtropical.
A sua cultura cresce exponencialmente em Huelva, Cádis, Almeria, Múrcia, Alicante e Valência em zonas com poucas geadas, devido à grande procura de abacates na península e na Europa, especialmente na Alemanha, França e Reino Unido.
A produção da Península Ibérica tem a vantagem de poder chegar aos mercados nacional e europeu em muito pouco tempo, ao contrário do Chile, Colômbia, México, Peru e Israel. Muitos produtores estão a apostar no abacate, retirando plantações de outras espécies menos lucrativas.
As propriedades desta fruta são muito amplas:
– Uma das mais importantes é a sua gordura monoinsaturada porque é benéfica para o colesterol e problemas cardiovasculares. A sua proporção no fruto depende da quantidade de água absorvida pela planta;
– O consumo diário favorece a absorção do cálcio;
– Rico em fibras e antioxidantes;
– Favorece a aparência da pele;
– Alto teor de vitaminas e minerais;
– Possui alto teor de potássio. O alto consumo não é recomendado para pessoas com problemas renais;
– Poder anti-inflamatório;
– Está maduro à medida que escurece e sai da árvore.
→ Leia este e outros artigos completos na Revista Voz do Campo – edição de novembro 2024, disponível no formato digital e impresso.
Fontes: Plantae – AGRO
Abacateiro