A comunicação na agricultura enfrenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito à desinformação e à desconexão entre produtores e consumidores.E o setor pecuário, não é exceção. Assim, durante o ZOOTEC’24, decorreu uma mesa-redonda sobre o tema, moderada por Paulo Gomes, CEO da Voz do Campo, que reuniu especialistas e produtores para discutir estratégias de comunicação eficazes no setor agropecuário.

A comunicação no setor agropecuário é essencial para educar os consumidores

Henrique Godinho, representante da Associação LIFE Maronesa, na sua intervenção destacou que a comunicação no setor agropecuário é essencial para educar os consumidores. “Há uma falta de informação por parte dos consumidores, e a comunicação deve focar em criar bons consumidores e eleitores bem informados”, afirma. Segundo este responsável, “um eleitor bem informado, poderá pressionar partidos, organizações e associações a movimentarem-se e a apoiarem políticas que beneficiem o setor, promovendo a sustentabilidade social, económica e ambiental”.

A importância da transparência abrindo as portas das explorações

Avelino Rego, produtor da Raça Maronesa, fez um apelo pela transparência, encorajando os produtores a abrirem as portas das suas explorações. O produtor, partilhou a sua experiência pessoal ao convidar pessoas para conhecerem a sua produção na Serra do Alvão. “Não devemos ter medo de mostrar a realidade como ela é. Quem está no terreno faz o melhor que pode, e ninguém cuida melhor dos animais do que os próprios criadores”, ressalta. Essa abertura pode ajudar a construir uma relação de confiança com os consumidores, que muitas vezes têm uma visão distorcida da realidade rural.

Redes Sociais: Uma Ferramenta para a Comunicação

Maria João Bonito, produtora agropecuária de bovinos da Raça Aroquesa e caprinos da Raça Serrana Transmontana, enfatizou o potencial das redes sociais como um meio valioso para comunicar com o público geral. “Temos hoje em dia plataformas extremamente valiosas ao nosso alcance. Precisamos de usá-las para mostrar que os produtores se preocupam com o bem-estar animal, para gerar produtividade, rendimento e um produto de qualidade (…). Precisamos de comunicar com transparência, inteligência e clareza”, explica. Maria João Bonito defende que uma comunicação eficaz não precisa de ser cara: “Temos hoje em dia, todas as ferramentas para comunicar de forma eficaz e isso só vai trazer mais valias ao setor”.

Rui Almeida, da Consulai, destacou a complexidade da comunicação para a sociedade em geral. “Dentro do setor, sabemos comunicar bem e temos um público-alvo definido. No entanto, quando se trata de comunicar para a sociedade em geral, estamos a lidar com um público vasto e diversificado”, diz.

Rui Almeida sublinha a importância de definir claramente a mensagem e o público-alvo antes de investir em campanhas de comunicação, destacando que a comunicação é uma ciência e exige estratégias bem delineadas.

Rui Almeida, aos presentes, partilhou também algumas perceções do projeto B-rural, com várias ações, para mostrar o lado positivo da agricultura. “O caminho é mostrarmos juntos, de forma positiva, que a agricultura evoluiu e que é atrativa (…)”, vinca.

Graça Mariano, representante do Movimento MAPA (Movimento Ambiente e Produção Alimentar), vinca a necessidade de combater a desinformação que circula na sociedade, a importância de abrir as portas das explorações, bem como comunicar de forma mais transparente. “Precisamos de investir na comunicação certa para chegar aos jovens e aos consumidores em geral. A comunicação deve ser baseada em conhecimento científico e focada em contrariar o fundamentalismo e a desinformação”, afirma. A dirigente, aproveitou a oportunidade para relembrar mais uma vez a missão do MAPA: “Um movimento voluntário, sem qualquer cariz político, e serve exatamente quase como espírito de missão – de uma responsabilidade social – que é tentar levar o conhecimento certo, adequado e científico aos nossos consumidores”.

→ Leia a reportagem completa do ZOOTEC’24: XXIV Congresso Nacional de Zootecnia na Revista Voz do Campo – edição de dezembro 2024, disponível no formato impresso e digital.

Assista aqui à mesa redonda: