A Mercadona comprou, em 2023, cinco mil toneladas de kiwi nacional à Kiwi GreenSun, tendo duplicado o volume em cinco anos.
A Mercadona, empresa de supermercados, duplicou, em cinco anos, a sua aposta no kiwi português, com a compra, só em 2023, de mais de 5.000 toneladas de kiwi nacional à Kiwi GreenSun, sendo um dos seus maiores compradores. É a partir da sua sede, em Guimarães, onde a Kiwi GreenSun começou a sua atividade, que os kiwis portugueses são distribuídos, desde 2012, por mais de 600 lojas da Mercadona, primeiro em Espanha e, depois, também em Portugal. Nos últimos cinco anos, a Mercadona duplicou as suas compras. Em 2019, comprou 2.500 toneladas e, em 2023, 5.000, o que perfaz um crescimento de 100%.
Para a Mercadona, o trabalho realizado em conjunto com o setor primário permite à empresa criar um projeto comum, fruto do desenvolvimento da Cadeia Agroalimentar Sustentável, baseado na estabilidade, produtividade e diálogo, com o objetivo de promover o crescimento partilhado e sustentável.
A Kiwi GreenSun nasceu em 2004 e tem atualmente mais de 600 hectares de kiwis plantados, no Norte de Portugal. A par com a Mercadona, também a Kiwi GreenSun tem crescido e modernizado o seu negócio.
Vítor Araújo, Administrador da Kiwi GreenSun, refere que “tem sido uma relação saudável, que tem vindo a crescer. A Mercadona é um cliente muito exigente em termos da qualidade da fruta e nós temos sido capazes de satisfazer as expetativas e temos crescido bastante.”
Pedro Barraco, Diretor da Cadeia Agroalimentar Mercadona, refere que “ao longo dos últimos anos temos vindo a desenvolver parcerias estratégicas baseadas no compromisso com fornecedores portugueses, como é o caso da Kiwi GreenSun. A Mercadona tem crescido no número de lojas a nível ibérico e fruto da estabilidade com a Kiwi GreenSun, este aumentou a sua área de produção agrícola e capacidade industrial, gerando assim um contributo positivo para a economia nacional e local”.
Para dar resposta a este crescimento de forma sustentável, a Kiwi GreenSun tem investido em melhorias na sua fábrica, nomeadamente com a construção de duas novas naves, a modernização das suas linhas de produção e a instalação de painéis solares, que permitem atingir a autonomia energética de maio a setembro.
A Kiwi GreenSun conta com mais de 60 produtores, com plantações distribuídas por cerca de 600 hectares de produção em território nacional, especialmente Entre Douro e Minho, uma região com um clima particular, frio no inverno e com temperaturas suaves no verão, que permite garantir o equilíbrio entre os açúcares e a acidez, assegurando a qualidade e as características diferenciadoras do kiwi.
Esta parceria entre a Mercadona e a Kiwi GreenSun, que dura há já mais de dez anos, tem permitido encontrar soluções sustentáveis, de crescimento e também de eficiência.
O kiwi é um alimento rico em vitamina C, K, e também contém fibra, antioxidantes, potássio e ácido fólico. É um fruto bastante apreciado, seja na sua variedade SunGold (kiwi dourado ou amarelo) ou verde, que é a especialização de produção da Kiwi Greensun, com a variante Hayward e Boerica, que têm diferentes níveis de acidez (Brix).
Conteúdo relacionado: