Nuno Russo é o novo Diretor Executivo da Associação de Promoção de Frutos Secos (APFS) – Portugal Nuts.

A Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, informa que Nuno Russo, licenciado e mestre em Zootecnia, detentor de um MBA em Administração Pública, e quadro técnico superior do Ministério da Agricultura assume a posição de Diretor Executivo.Nuno Russo assume o cargo, em resultado de processo de recrutamento, para ser a face pública da Associação e o responsável pela sua liderança, para assegurar uma direção clara no desenvolvimento organizativo, estratégico e político, num ano de consolidação do plano estratégico, definido pelos atuais órgãos sociais da Portugal Nuts, assente nos pilares de branding, representação institucional, mercados, sustentabilidade, internacionalização e I&D.

Com um conhecimento da realidade agrícola nacional única, resultante da sua diversificada experiência profissional, será certamente uma mais-valia para a Associação, no seu desenvolvimento estratégico e crescimento orgânico, e na representação dos interesses dos seus associados.

Aceitou o desafio de ser o Diretor Executivo da Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts com o propósito de consolidar o percurso da Associação e proporcionar novas e inovadoras oportunidades à fileira dos frutos secos.

A Portugal Nuts tem conquistado um reconhecimento assinalável, quer no próprio setor, como nos diferentes stakeholders, dando a conhecer a realidade da produção moderna de frutos secos. Do trabalho desenvolvido destacam-se os grupos de trabalho, nomeadamente o de proteção das culturas e da água, assim como os eventos disruptivos – Congresso e Balanço de Campanha, cuja participação aumenta a cada edição.

Nuno Russo sucede a António Saraiva que, no início de dezembro, rumou a Elvas onde assumiu o cargo de Diretor Executivo do Laboratório Colaborativo – InnovPlantProtect.

Portugal Nuts:
56 associados, desde produtores a processadores, cobrem cerca de 19 000 hectares de novas plantações nas diferentes culturas: amêndoa e noz.

A área dos 56 associados:
25% da total do país – 17.414ha de amendoal e 1.357ha de nogueiral

Distribuição da área dos amendoais:
73% no Alentejo, 15% na Beira Interior e 7% no Ribatejo.

Distribuição da área dos nogueirais:
70% no Alentejo e 25% no Ribatejo.

Contribuição destas áreas:
7.900t de miolo de amêndoa e 1.246t de noz em casca. O estudo, também apurou que os associados da Portugal Nuts têm 522 postos de trabalho fixos nas suas atividades ligadas aos frutos secos.

Objetivo:
A Associação tem como como objetivo o estudo, experimentação, demonstração e divulgação de práticas culturais adequadas à realidade nacional dos pomares de frutos secos, e que conduzam ao aumento da competitividade dos seus associados, bem como a defesa e representação dos interesses dos seus associados junto das entidades, oficiais ou privadas, de âmbito nacional ou internacional.

 

Conteúdo relacionado:

António Saraiva é o próximo Diretor Executivo do InnovPlantProtect