Está disponível o relatório de dezembro de 2024 do Estado das Culturas e Previsão das Colheitas na área de influência da CCDR Centro que visa a recolha e disponibilização de informação de caráter previsional, relativamente a áreas, rendimentos e produções das principais culturas.
1 – Estado do tempo e sua influência na agricultura.
Nas zonas do litoral, e de um modo geral, o mês de dezembro foi seco e ameno. Registaram-se amplitudes térmicas acentuadas, com a temperatura máxima média a atingir os 18.ºC no Baixo Mondego e a mínima 4.ºC. A precipitação foi escassa, o vento foi fraco ou nulo, e houve ocorrência de geadas em locais mais do interior. Estas condições meteorológicas permitiram um bom desenvolvimento vegetativo das hortícolas, efetuar as mobilizações de solo e as sementeiras das culturas de outono/inverno, terminar as colheitas de milho e da azeitona. A diminuição das temperaturas mínimas facilitou a entrada em dormência das culturas permanentes.
Nas zonas de transição, o início do mês decorreu com temperaturas altas para a época, situação que se alterou a partir da segunda semana do mês, com a diminuição das temperaturas máximas e sobretudo das temperaturas mínimas que resultaram na formação de geadas A precipitação foi reduzida, inferior ao mesmo mês do ano anterior. As temperaturas mínimas baixas, irão afectar positivamente o ciclo das culturas permanentes, na fase de dormência. As condições meteorológicas foram propícias para a continuação das sementeiras e para o desenvolvimento das culturas de outono/inverno já instaladas.
A abrangência operação estatística, no âmbito da produção vegetal, é vasta permitindo o acompanhamento dos principais grupos de cultura:
- Citrinos
- Kiwi
- Olival