Foi publicada uma portaria que define os requisitos fitossanitários para a importação de frutos frescos de limão de Portugal. O impasse foi resolvido durante a XIV Cimeira Luso-Brasileira, marcando um avanço nas relações comerciais entre os dois países.

Informamos que o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil através da sua Secretaria de Defesa Agropecuária, publicou a Portaria SDA/MAPA Nº 1.246, de 20 de fevereiro de 2025, que estabelece os requisitos fitossanitários para a importação por este país, de frutos frescos de limão originários de Portugal.

Trata-se da abertura de um importante mercado para os produtores nacionais, que assim vêm concretizada uma expectativa que durava há vários anos e resultou de um trabalho conjunto da DGAV com o Departamento de Sanidade Vegetal do Brasil, com o grande apoio da diplomacia portuguesa e do compromisso assumido da XIV Cimeira Portugal-Brasil, em resultado de diálogos entre os Ministros da Agricultura dos dois países.

Os interessados em exportar limão nacional para o Brasil devem contatar os serviços regionais fitossanitários da DGAV, através dos seguintes emails:


O limão é um produto de grande interesse no mercado brasileiro, e Portugal, com sua produção atual, tem potencial para atender essa procura. As projeções indicam um cenário bastante favorável para a exportação portuguesa, destacou José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas de Portugal.

Conteúdo relacionado:

Portugal e Brasil assinam declaração conjunta na área da agricultura e florestas

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)