Foi publicada uma portaria que define os requisitos fitossanitários para a importação de frutos frescos de limão de Portugal. O impasse foi resolvido durante a XIV Cimeira Luso-Brasileira, marcando um avanço nas relações comerciais entre os dois países.
Informamos que o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil através da sua Secretaria de Defesa Agropecuária, publicou a Portaria SDA/MAPA Nº 1.246, de 20 de fevereiro de 2025, que estabelece os requisitos fitossanitários para a importação por este país, de frutos frescos de limão originários de Portugal.
Os interessados em exportar limão nacional para o Brasil devem contatar os serviços regionais fitossanitários da DGAV, através dos seguintes emails:
- fitossanidade.norte@dgav.pt
- fitossanidade.centro@dgav.pt
- fitossanidade.lvt@dgav.pt
- fitossanidade.alentejo@dgav.pt ou fitossanidade.algarve@dgav.pt, consoante a região.
O limão é um produto de grande interesse no mercado brasileiro, e Portugal, com sua produção atual, tem potencial para atender essa procura. As projeções indicam um cenário bastante favorável para a exportação portuguesa, destacou José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas de Portugal.
Conteúdo relacionado:
Portugal e Brasil assinam declaração conjunta na área da agricultura e florestas