A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e restantes Confederações Patronais assinaram recentemente o Protocolo de Cooperação para a Migração Laboral Regulada que entrou em vigor a partir do dia 1 de abril 2025, e cujos processos de pedido de visto individual ou grupal podem começar a ser submetidos no dia 15 de abril.

Há mais de uma década que o setor agrícola enfrenta uma falta crónica trabalhadores, atualmente preenchida em 50% por estrangeiros, isto é, metade dos 60 mil trabalhadores por conta de outrem, ativos no setor agrícola e florestal.

Contudo, a partir de 15 de abril, Portugal vai passar a dispor da chamada “Via Verde”, um procedimento expedito para contratação de trabalhadores estrangeiros provenientes de Países Terceiros à União Europeia. Este processo permite a emissão de vistos para exercício de atividade profissional subordinada: vistos de estada temporária, trabalho sazonal e vistos de residência, contribuindo para reforçar os canais de imigração regular de trabalhadores.

Após meses de negociações promovidas pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, o acordo entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, a AIMA, a Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros do Sistema de Segurança Interna, o IEFP e as Confederações Patronais vai ser implementado a partir da terceira semana de abril.

Com o estabelecimento deste Protocolo será permitida a emissão de vistos em 20 dias, após a submissão do pedido e da documentação e da entrevista ao candidato a visto.

 

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)