Nos próximos dias 1 e 8 de julho, o Projeto Fusilli irá promover a iniciativa Conversas no MERCADO uma série de sessões participativas em torno da discussão sobre os sistemas alimentares locais.

As “Conversas no MERCADO, Construindo Sistemas Alimentares Sustentáveis” pretendem desafiar a comunidade de Produtores e Consumidores locais a reunirem-se e conversarem de forma intuitiva e descontraída sobre o universo alimentar local com o propósito de criar modelos de proximidade que estimulem a economia local no que poderá tornar a venda, o acesso e consumo de produtos alimentares locais mais atrativos e uma preferência central para a comunidade.

As Conversas no MERCADO serão assim sessões participativas projetadas para fomentar o diálogo e a colaboração entre os diversos atores da cadeia alimentar local. Durante o evento, serão discutidos temas cruciais como a valorização do património alimentar local, a identificação de desafios e oportunidades nos sistemas alimentares locais e a criação de estratégias para promover uma alimentação adequada para todos os habitantes do território.

As Conversas no MERCADO estão organizadas em três Workshops participativos que irão decorrer no Hall Principal do Mercado Municipal de Castelo Branco e terá a seguinte agenda:

01 de julho – 15h00 “Conversas no MERCADO” com Produtores locais

01 de julho – 17h00 “Conversas no MERCADO” com Consumidores locais

08 de julho – 16h30 “Conversas no MERCADO” com Produtores e Consumidores

locais.

“Estamos entusiasmados com a oportunidade de reunir diferentes partes interessadas para discutir e propor soluções que podem transformar nossos sistemas alimentares locais. Acreditamos que, através do fortalecimento da sustentabilidade e da valorização dos sabores locais, podemos criar um futuro mais resiliente e próspero para nossa comunidade,” afirmou Christelle Domingos da InovCluster, um dos parceiros do projeto Fusilli.Destaques do Evento:

• Objetivo Principal: Desenvolver propostas concretas que promovam a sustentabilidade, preservem o património alimentar local e fomentem a alimentação adequada.

• Temáticas abordadas:
– Levantamento de necessidades dos produtores e consumidores locais;
– Construção de soluções que respondam a essas necessidades;
– Identificação de desafios e oportunidades nos circuitos curtos agroalimentares;
– Discussão sobre estratégias para valorizar e preservar o nosso património alimentar tradicional;
– Formulação de propostas para uma estratégia de promoção de alimentação adequada para todos.

• Público-Alvo: Produtores, consumidores, decisores políticos, e outros stakeholders interessados em sistemas alimentares sustentáveis.

• Formato: Sessões estruturadas para promover a participação ativa e o diálogo aberto entre todos os participantes. No dia 1 pelas 15h00 a sessão será dedicada a produtores e às 17h00 com consumidores e outros agentes. No dia 8, às 16h30 pretende-se apresentar e debater o resultado destas duas sessões a todo o público-alvo da iniciativa. Cada encontro será uma oportunidade para compartilhar conhecimentos, debater ideias e colaborar na construção de soluções práticas e inovadoras.

Este evento “pretende dar voz aos produtores, consumidores e parceiros chave do município, para discutir e propor soluções que promovam a sustentabilidade, preservem o nosso património alimentar local e fomentem uma alimentação adequada para todos os habitantes de nosso território” refere Christelle Domingos da InovCluster, um dos parceiros do projeto Fusilli.