O projeto AdvisoryNetPEST visa promover o reforço dos serviços de aconselhamento técnico na União Europeia (UE) e disseminar novas abordagens que contribuam para a redução do uso e dos riscos dos pesticidas em todos os Estados-Membros. Trata-se de um projeto europeu financiado pelo programa Horizonte Europa, coordenado pela CONSULAI, e com a duração de cinco anos, tendo tido início a 1 de janeiro de 2024.
O projeto criará uma rede de técnicos de aconselhamento agrícola, abrangendo os 27 Estados-Membros da UE e o Reino Unido, todas as regiões pedoclimáticas da Europa e os sectores agrícolas mais relevantes (culturas arvenses, viticultura, fruticultura e horticultura, floricultura e culturas ornamentais).
Os objetivos específicos do projeto são:
- Estabelecer uma rede de técnicos de aconselhamento agrícola na UE.
- Identificar e selecionar novas abordagens que contribuam para a redução do uso e dos riscos dos pesticidas, de modo a serem adaptadas e replicadas na UE.
- Promover a partilha de conhecimento.
- Comunicar e divulgar essas novas abordagens, incentivando a adoção de soluções inovadoras pelos agricultores.
O conceito de novas abordagens é definido no projeto AdvisoryNetPEST como estratégias que contribuem para redução da utilização e dos riscos dos pesticidas no setor agrícola, e que não sejam inteiramente inovadores, ou seja, que tenham sido testadas em, pelo menos, algumas explorações agrícolas.
Neste momento, o projeto encontra-se a estabelecer as redes nacionais de técnicos de aconselhamento agrícola. Em Portugal, a rede irá focar-se nas culturas hortícolas e na vinha.
As vantagens de integrar a rede do projeto AdvisoryNetPEST incluem:
- Integração numa rede europeia de técnicos de aconselhamento, especializados na redução do uso e dos riscos dos pesticidas.
- Participação em visitas de campo em países da UE (duas visitas por ano, entre 2025 e 2027)
- Participação em eventos de demonstração e formações focados nas novas abordagens a desenvolver (um por ano, entre 2026 e 2028)
As atividades do projeto mencionadas serão focadas nas novas abordagens selecionadas em cada país, ou seja, serão focadas na discussão e demonstração de estratégias que contribuam para a redução do uso e dos riscos dos pesticidas, que no caso de Portugal serão aplicáveis para os setores da vinha e das culturas hortícolas.
Os técnicos de aconselhamento agrícola, que trabalhem no setor da vinha e das culturas hortícolas, e que tenham interesse em integrar a rede do projeto AdvisoryNetPEST ou obter mais informações sobre o projeto, podem inserir os seus contactos no formulário.