No passado dia 28 de outubro, a KiwiCoop organizou uma sessão de divulgação do projeto “Abacates do Centro” em Cantanhede, onde estiveram presentes 50 interessados. Durante a apresentação, a KiwiCoop deu a conhecer o seu plano de expansão para encontrar novos produtores na região centro, englobando 29 concelhos. Esta iniciativa responde à crescente procura pelo fruto em mercados de exportação e destaca-se por promover uma cultura sustentável e adaptada às características da região.
A KiwiCoop procura produtores que disponham de terrenos com solos bem drenados e acesso a água para rega. Quem reunir estas condições pode inscrever-se para receber uma visita técnica gratuita. Nessa visita, a equipa da KiwiCoop avaliará a adequação do solo e do clima para o cultivo do abacateiro e, posteriormente, irá entregar um relatório de viabilidade ao produtor. Com esse relatório, os produtores poderão decidir de forma informada sobre o investimento na cultura.Aqueles que optarem por avançar com a plantação têm a oportunidade de celebrar um contrato de parceria com a KiwiCoop, assegurando assistência técnica especializada e a integração como sócios da cooperativa, beneficiando do know-how e dos canais de exportação já estabelecidos.
A cultura de abacate no Centro de Portugal é sustentável graças à precipitação regional, que cobre grande parte das necessidades hídricas, evitando o recurso de água armazenada no subsolo.
Além disso, o projeto foi desenhado para ser implementado em pequenas explorações agrícolas, totalizando 200 hectares distribuídos por 29 concelhos, evitando- se a monocultura. A baixa exigência de mão-de-obra torna-a ideal para agricultores a tempo parcial ou como complemento a outras atividades profissionais. Esta cultura é muito rentável mesmo em áreas pequenas, permitindo um retorno interessante em explorações de apenas um hectare. “Acreditamos que a cultura do abacate no Centro de Portugal é uma oportunidade única para pequenos e médios produtores, combinando sustentabilidade com alta rentabilidade. Queremos apoiar todos os agricultores que queiram trabalhar integrados em grupo, interessados tirar partido do nosso conhecimento técnico e canais de exportação”, afirma o Presidente da KiwiCoop, eng. Nélio Marques.
Para aqueles que desejem receber uma visita técnica e avaliar a possibilidade de abraçarem este projeto, poderão manifestar o seu interesse através do email: geral@kiwicoop.com.
Conteúdo relacionado:
→ Saiba mais sobre o abacate no Centro de Portugal no artigo publicado na edição de novembro da Revista Voz do Campo, da autoria de José Martino – páginas 80 e 81 – que fala neste projeto.