O ministro da Agricultura e Alimentação manifestou sua discordância em relação à proposta do Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) de instituir refeições exclusivamente vegetarianas uma vez por semana na Assembleia da República. O ministro, apresenta a sua discordância, defendendo, em vez disso, “a liberdade de escolha, informada e esclarecida”.
Além de expressar a sua oposição, o detentor da pasta da agricultura questionou o comprometimento do PAN em apoiar a produção nacional. “Defenderão produtos nacionais que contribuem para essa dieta vegetariana — tomate, batata, couve, cenoura, feijão-verde e ervilhas?“, referiu José Manuel Fernandes, salientando ainda: “Será que vão propor um dia dedicado exclusivamente a pratos de carne de raças autóctones ou pescado nacional?“.
A proposta do PAN reflete a procura de alternativas alimentares sustentáveis e alinhadas com a proteção ambiental e o bem-estar animal. No entanto, o ministro destacou a importância de considerar a diversidade da produção nacional e a liberdade de escolha dos parlamentares.