Produtores de milho reúnem-se na Figueira da Foz para debater alguns dos temas que mais os preocupam.
O milho é a principal cultura arvense semeada em Portugal, desempenhando um papel extremamente relevante não só no ordenamento do nosso território, como também no abastecimento da indústria agro-alimentar nacional.
Ciente desta realidade, a ANPROMIS vai organizar o seu 12º Colóquio Nacional do Milho 2025, no próximo dia 11 fevereiro de 2025, no Centro de Arte e Espectáculos da Figueira da Foz, numa iniciativa que vai contar com a participação de cerca de 600 agricultores e técnicos agrícolas de todo o país.
O painel reunirá três intervenções que abordarão temas estratégicos para a fileira:
- O Solo como fator de sustentabilidade e produtividade:
André Antunes, consultor em resiliência agropecuária, irá analisar a importância do solo na produção de milho, enfatizando práticas que promovem a sua conservação e melhoria. A sua intervenção destacará como a gestão adequada do solo é determinante para garantir não só a sustentabilidade das culturas, mas também para otimizar a produtividade agrícola. - Principais condicionais técnicas da produção de milho em Portugal:
Stéphane Jezequel, diretor técnico da Arvalis, abordará as variáveis técnicas que condicionam o sucesso na produção do milho. A sua apresentação incluirá uma análise das inovações tecnológicas, das técnicas de cultivo e dos desafios operacionais que os produtores enfrentam, oferecendo uma visão abrangente sobre os fatores que podem impulsionar ou limitar a produção. - A silagem de milho e a qualidade do leite:
Luís Queirós, diretor Global para a área de Aditivos para forragens, Lallemand Animal Nutrition, irá apresentar a importância da silagem de milho na obtenção de um leite de qualidade. Ao demonstrar como a silagem bem elaborada contribui para uma nutrição animal eficaz, a sua intervenção ressalta a conexão entre práticas agrícolas de excelência e a produção de derivados lácteos de alta qualidade.
Este painel pretende oferecer uma análise técnica e fundamentada dos desafios que afetam a produção de milho em Portugal. As intervenções dos especialistas visam proporcionar informações práticas e estratégicas que possam apoiar os produtores na implementação de melhores práticas de cultivo e gestão, reforçando a sustentabilidade e a competitividade do setor agrícola.
A discussão dos temas expostos evidencia o compromisso com a inovação e a qualidade, elementos essenciais para o futuro do milho e para a valorização dos produtos agrícolas nacionais.
Disponibilizamos abaixo o programa e o link de acesso à respetiva ficha de inscrição.
→ Acesso à ficha de inscriçãoAs inscrições poderão também ser efetuadas via online:
→ Inscrição online› As inscrições estão condicionadas à capacidade da sala.
↓ PROGRAMA:
→ Descarregue aqui o programa (pdf) provisório
→ Acesso à ficha de inscrição
As inscrições poderão também ser efetuadas via online:
→ Inscrição online